terça-feira, 25 de março de 2014

Filme: O Profissional.

Olá, aventureiros!
Falaremos de filme!

O Profissional:


Título Original: Léon
Ano: 1994
Duração: 133 Minutos
Gênero: Ação, Policial, Drama
País: França/EUA
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson, Patrice Ledoux
Elenco: Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello
Sinopse: Um assassino profissional chamado Léon (Jean Reno) conhece Mathilda (Natalie Portman), uma garota de onze anos de idade que vive com a sua família "problemática": o seu pai é envolvido no tráfico de drogas, sua madrasta é uma prostituta e sua irmã a trata com muita violência. Seu irmãozinho mais novo, que tem quatro anos de idade, é sua única companhia. Quando a família da garota é assassinada, Mathilda se refugia com Léon e tenta convence-lo a lhe ensinar seu "ofício" para que ela possa vingar a morte do irmão. Ele ensina o básico para se tornar um matador profissional, desde a limpeza das armas, até seu primeiro tiro. Léon mata um dos policiais envolvidos na morte da família de Mathilda, desencadeando uma perseguição enfurecida dos colegas desse policial. Este matador profissional arrisca sua vida numa tentativa de escapar de uma cilada e salvar Mathilda.

Este texto é livre de spoilers!

Assisti esse filme ainda criança, quase adolescente, e achava um dos melhores filmes de ação do mundo! Hoje, com 23, já acho um filme comum, mas toda vez que assisto ainda me sinto tocado (ui) pelo filme.

O filme começa bem, uma boa cena de ação apresentando Leon. Depois uma cena dramática, que desencadeia a história do filme.
A trama segue muito bem, com Leon e Mathilda aprendendo a viver juntos, o que é estranho para Leon, que nunca criou raízes em lugar algum. Em meio a isso, temos Stanfeld, interpretado magistralmente por Gary Oldman, com suas peculiaridades, o grande "vilão" da história.
Devo destacar as belas atuações deste trio. Principalmente de Natalie Portman, mesmo com 13 anos, e sendo este seu primeiro filme. E também temos Gary Oldman sendo Gary Oldman!

Em meio ao drama de Mathilda, ainda criança, aprendendo a como ser uma assassina e ao afeiçoamento dela e de Leon (houve até uma certa censura no filme, por acharem essa relação "inapropriada"), temos muitas cenas de ação. Tiros e explosões para tudo que é lado. Achei as cenas um pouco exageradas, principalmente uma no final, em que o apartamento de Leon acaba virando uma zona de guerra entre ele e praticamente todos os policias (fortemente armados) disponíveis na cidade. Ficou enfadonho.
Temos também algumas cenas 'engraçadinhas', como Leon e Mathilda brincando de imitações e Stan e seus comparsas discutindo com uma velhinha.


No fim temos uma bela cena, bem simbólica. Gostei! Achei que foi como deveria ser, apesar de que essa cena e algumas anteriores foram bem clichês. Mas foram muito bem feitas.

Uma coisa que me incomodou foi a trilha sonora. Em alguns momentos parecia que tudo estava em silêncio, em outros, tinha uma música de fundo muito boa para a cena. As cenas sem trilha ficaram meio sem ação. Em algumas, como a cena do banheiro, de fato teria que ser no mais absoluto silêncio, mas o restante ficou estranho.

Enfim, O Profissional é um bom filme de ação e de drama, com boas atuações, roteiro sem furos, bastantes cenas de ação (algumas não tão boas) e um bom aprofundamento de personagens.

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA O PROFISSIONAL!

Agora, a nota, de 0 a 5:

Personagens: São bons. Na minha opinião o destaque fica para Stanfeld, com excelente cenas mostrando suas peculiaridades. Um ponto!

Roteiro: Simples, mais do mesmo mas sem muitos furos. Meio ponto!

Início: Bom. Cenas de ação e entrada de personagens. Um ponto!

Término: Bom, sem muito de diferente, mas bem competente e quase (eu disse quase) comovente. Um ponto!

Trilha sonora: Em algumas partes foi boa, em outras me incomodou. Meio ponto!

Portanto, 4 Canecas de Hidromel para O Profissional!

Para mais filmes, clique aqui!

Não se esqueça de compartilhar o blog com vossos amigos, pistoleiro errante!
Aproveite e curta nossa recém-criada página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!