terça-feira, 11 de março de 2014

Livro: Espíritos de Gelo - Raphael Draccon.

Olá, aventureiros!
Antes de começar, quero avisar que estamos testando o novo layout do blog, caso encontrem algum erro, avise nos comentários!
O papo da vez é livros!

Espíritos de Gelo (versão lida):

Autor: Raphael Draccon
Edição: 1
ISBN: 9788580442861
Editora: LeYa Brasil
Ano: 2011
Páginas: 176
Sinopse: Um homem acorda acorrentado com os braços para cima em uma sala escura, com dois torturadores vestidos com detalhes masoquistas ao lado e um interrogador baixinho, vestido com roupas sociais e uma camisa surrada do Black Sabbath. Eles o informam que ele acordou em uma banheira sem um rim e sofreu um choque amnésico, que o impede de lembrar os detalhes. Assim sendo, eles partem do princípio de que outros choques traumáticos podem desbloquear essas memórias, se necessários. E se iniciam as piores partes. O livro faz referências à lenda urbana da banheira de gelo, às lendas ao redor da história do rock’n roll e até às motivações e psicologia ao redor da criação de lendas urbanas.

Este texto é livre de spoiler!

Antes de qualquer coisa, vamos ao porque da existência do livro:

"(...) meu próximo livro, o romance de terror “Espíritos de Gelo”, a ser lançado inicialmente com exclusividade em Portugal pela editora GaiLivros.

A proposta da editora foi montar uma série de terror inspirada em lendas urbanas, com livros e preços populares e um design estilo “old school”.
Devido a repercussão em Portugal da série “Dragões de Éter”, eles conheceram meu trabalho e me convidaram para representar o Brasil na estréia da coleção.
Deixando-me escolher a lenda que queria, optei por aquela lenda urbana do sujeito que toma um “Boa-noite, Cinderela” de uma estranha em um bar e acorda em uma banheira de gelo sem um rim, com um telefone mandando-o ligar imediatamente para um hospital."



O livro é surpreendente, não achei que fosse grande coisa, mas, para minha sorte, estava errado. A trama é amarrada, prende o leitor do começo ao inesperado fim. Na verdade te prende mais pelo mistério e pela forma do desenrolar da história, lá quase no meio, mas como o livro é curto, você acaba chegando lá bem rápido. O livro é um tanto quanto curto, poucas páginas e letras grandes, mas o conteúdo é de primeira. Caso você não goste muito de erotismo, pode não gostar muito da narrativa. Veja bem, o livro não é erótico, mas contém bastantes cenas bem escritas de sexo e acaba por falar bastante disso. Se você é fã de As Crônicas de Gelo e Fogo, ou gosta de alguma série produzida pela HBO, vai achar esse livro bem light, até.

Raphael Draccon é famoso pela trilogia “Dragões de Éter”, uma obra bem diferente do que vemos em Espíritos de Gelo. Aqui, temos uma história pesada, com várias cenas eróticas e torturas físicas e psicológicas. Mas não é assim o tempo todo, não se preocupe! Apesar de o livro ser vendido como uma história de terror, ele não o é. Talvez para o personagem principal seja um grande terror mesmo, mas para o leitor é um conto com um pouco de suspense, um pouco de erotismo e bastante mistério.
O livro é muito bem escrito, cheio de referências às bandas de rock, livros e autores dos mais variados tipos, internet e mais um monte de coisas. Eu gosto disso, mas nesse livro achei exagerado. Exagerado mesmo. Tem partes que há nota de rodapé para explicar a referência. E essa coisa toda em meio aos diálogos também deixou a trama um pouco desgastada. Outro problema é o papo do guru, muito papo para pouca importância.

O início é bom, mas fica bom mesmo um pouco mais pra frente, quando você começa a entender a situação. Outra coisa muito boa é como a história é contada, é como se o personagem principal estivesse batendo um papo com o leitor.

O final eu achei muito bom! Como li todo o livro em um dia, acabei não pensando muito sobre como eu achava que seria o final que acabou me pegando de surpresa. Demorei cinco segundos a entender o que se passava, quando caiu a ficha, me senti extasiado!

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA ESPÍRITOS DE GELO!

Agora a nota, de 0 a 5!

Personagens: São poucos, mas são bons. Não há aprofundamento em nenhum personagem, com exceção do principal, mas é tão direta a história que nem o nome dele nos é falado. Mas como é o esperado em um tipo de conto como esse e os personagens foram muito bem apresentados e continuaram do mesmo modo: Um ponto!

História: Boa, sem furos e bem construída ao longo do livro! Um ponto!

Escrita: Muito boa! Boa mesmo! Mas as inúmeras referencias acabaram travando um pouco a trama e deixando o leitor (no caso, eu) entediado: Meio ponto!

Início: Bom. Gostei bastante. Um ponto, vai!

Desfecho: Excelente! Um ponto!

Portanto, 4,5 Canecas de Hidromel para Espíritos de Gelo!

Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, caro navegante!
Aproveite e curta nossa recém-criada página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Olá Kaio!
    vi seu blog um grupo no skoob e resolvi visitar :)

    sobre este livro, infelizmente não li :( mas uma amiga leu e resenhou recentemente e me parece ser mto bacana ein?
    gostei muito da sua resenha :) continue escrevendo, pois vc leva jeito ^^

    ah! eu criei um blog recentemente... nem tem nada de mais nele ainda, mas se quiser dá uma passadinha para conhecer.

    http://draamin.blogspot.com.br/

    beeijo o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Recomendo fortemente que leia o livro! É curto e muito gostoso de ler!

      Agradeço os elogios! Um dos motivos de fazer o blog foi melhorar a minha escrita, fico muito feliz que tenha gostado!

      ;)

      Excluir
  2. Esse já era um dos primeiros da minhas lista de : PRECISO COMPRAR esse ano ainda, agora então, é certeza. Que bom que o livro é tão bom quanto parece e o melhor de tudo é que o cara é brasileiro *-*'.
    Espero conseguir comprar também ainda esse ano pelo menos o primeiro livro da série Dragões de Eter. Todo mundo fala muuuito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Compre logo e leia o mais rápido possível!
      Eu comprei Dragões de Éter esse ano também, to empolgadíssimo devido aos elogios. E como gostei bastante de Espíritos de Gelo, acho que não irei me decepcionar!
      =D

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!