quinta-feira, 20 de março de 2014

Livro: Os Últimos Dias - Scott Westerfeld.

Olá, aventureiros!
Hoje falaremos de livros!

Vampiros em Nova York: Os Últimos Dias (versão lida):

Título Original: The Last Days
Autor: Scott Westerfeld
Edição: 1
ISBN: 9788501082084
Editora: Record
Ano: 2009
Publicação Original: 2006
Páginas: 336
Tradutor: Rodrigo Chia
Sinopse: A cidade de Nova York está sendo assolada por uma doença estranha, que todos pressentem mas poucos conhecem de fato. Lixo se acumula nos becos, cada vez mais pessoas fogem da cidade e gatos estão sendo vistos acompanhados por bandos enormes de ratos. Ainda assim, dois jovens se unem por acaso para salvar uma linda guitarra de ser despedaçada por sua ex-dona raivosa. Agora, eles vão criar uma banda que vai revolucionar o mundo. Eles só não sabem o quanto.


Este texto é sobre o segundo e último livro da série "Vampiros em Nova York". Para ler sobre o primeiro livro (Os Primeiros Dias) clique aqui

Este texto pode conter spoilers sobre o livro "Os Primeiros Dias".

O livro narra a história de 5 jovens apaixonados por música, que buscam alcançar o sucesso construindo uma banda em meio ao caos que se tornou Nova York, graças aos problemas com ratos, lixo, uma nova doença e algo muito estranho saindo do subsolo.

Este livro, assim como o anterior, tem uma história bem criativa e original, entretanto, os vampiros ficaram bem em segundo plano e a história é QUASE toda sobre os problemas e dificuldades da formação da tal banda.

O livro começa morno. Tem uma parte bem interessante no começo, que mostra Moz conhecendo Pearl. Depois esfria. Não tem enrolação, mas a história não é lá muito cativante. Fica melhor no meio e arrebenta no fim.
A história é boa, mas não gostei tanto. Não me prendeu, ou me cativou. Mas também não me chateou. Fui lendo só pra ver onde ia dar.

O fim do livro é muito bom. Ele junta essa nova história com a história do livro anterior, mostrando o que aconteceu depois do fim do primeiro livro. Não é um final exatamente emocionante, mas foi bem cativante.
Mostra o que aconteceu aos antigos personagens,como Cal e Lance. E mostra um bom fim aos integrantes da banda.

Os personagens são ótimos. Em relação ao primeiro livro, eu reclamei sobre o não aprofundamento dos outros personagens, apenas de Cal. Aqui, o livro é narrado sobre o ponto de vista de cada integrante da banda: Moz, o guitarrista do contra; Zahler, o guitarrista sacana não tão bom; Pearl, a musicista genial; Minerva; a cantora que sabe línguas ancestrais e Alana Ray, a baterista sem bateria. Cada capítulo é narrado sobre o ponto de vista de um personagem diferente, mostrando suas opiniões, pensamentos e anseios sobre os assuntos. Muito bem feito.

A escrita é bem mais leve que a do livro anterior, mas ainda é necessário uma certa concentração (o que é o mínimo ao se ler um livro, né???).
Seria importante o leitor ser um amante de música, afinal o livro é sobre isso. Muito dificilmente alguém não ambientado vai entender por que tanto amor em uma Stratocaster 1975.

Devo salientar que a edição, tanto de "Os Últimos Dias" como de "Os Primeiros Dias", tem capas muito bonitas e com abas e sem erros de português. O pessoal da Galera Record está de parabéns.

Enfim, a história é original, mas mediana; os personagens são bons e bem apresentados; o inicio é morno; o fim é bom. Valeu a pena ter lido mais pela originalidade e pelos personagens.

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA OS ÚLTIMOS DIAS!

Vamos à nota, de 0 a 5:

Personagens: São muito bons, com peculiaridades e aprofundamento. Um ponto!

História: Não empolgante mas super original. Meio ponto!

Escrita: Boa, bem menos confusa que o livro anterior. Um ponto!

Início: Tirando a parte da "maluca na janela" foi bem morno. Não gostei.

Desfecho: Bom, retoma a história anterior e fecha o novo ciclo. Um ponto!

Portanto: 3,5 Canecas de Hidromel para Os Últimos Dias!

Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Aproveite e curta nossa recém-criada página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!