terça-feira, 4 de março de 2014

Top 5 - Violoncelo.

Olá, aventureiros!
Hoje vamos mostrar 5 vídeos com belas músicas sendo tocadas por violoncelos!



O violoncelo (ou cello, uma forma abreviada, derivada do italiano) que hoje conhecemos teve origem no esplendor musical do século XVI na Itália, em um processo evolutivo da família das cordas. Embora isso, o violoncelo foi usado principalmente como instrumento acompanhante até o século XVIII, quando passou a ser importante como instrumento solista e no quarteto de cordas.
Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas: primeira corda- LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ.
A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII
O violoncelo é um instrumento constituído de muitas partes, principalmente de madeira (abeto, bordo e ébano). Alguns componentes (como o espigão) e pequenos detalhes podem ser feitos de aço, borracha ou outros materiais.

Nesse Top 5, vou listar 5 vídeos em que grandes artistas usam esse consagrado instrumento clássico em músicas nem tão clássicas assim.

5 - Yo-Yo Ma
Yo-Yo Ma , nascido em 1955, é um músico norte-americano nascido na França, de origem chinesa, considerado um dos melhores violoncelistas da história.
Yo-Yo Ma é habitualmente citado pela crítica como o "o mais omnívoro de todos os cellistas" e de fato possui um repertorio muito mais eclético do que é esperado para um instrumentista erudito.
Ma já apresentou e gravou um sem-número de peças de música barroca e de outras escolas da música clássica, em instrumentos de época ou modernos. Compõem também seu repertório peças de música tradicional e popular, como por exemplo a trilha sonora do filme O tigre e o dragão. Tangos argentinos de Astor Piazzola, música brasileira, e a partitura minimalista de Philip Glass para Naqoyqatsi.

No vídeo podemos ver esse consagrado violoncelista e alguns amigos tocando brasileirinho, música de Waldir Azevedo:




4 - Rebecca Roudman
Rebecca Roudman já tocou na orquestra sinfônica de Oklahoma e Santa Rosa e é líder do grupo "Dirty Cello". Ela e seu grupo tocam músicas no estilo blues ou mais para o cigano. Rebecca também faz grandes covers de clássicas banda de rock.
Em sua conta no youtube temos alguns belos vídeos tanto solo quanto em grupo.

No vídeo temos Rebecca Roudman e seu guitarrista tocando Sweet Child O'Mine:



3 - Break Of Reality
Break of Reality (BoR) é uma banda americana de cello rock composto por três violoncelistas e um percussionista. O som da banda é composto por diversas influências musicais, como rock , clássico e indie rock, e expressa uma grande variedade de emoções.
A banda tem CD's com músicas próprias e covers de Radiohead, Metallica, Killswitch Engage, System Of A Down e outros. Aqui uma bela performance de The Day That Never Comes.

No vídeo temos um belo cover da música de abertura de Game Of Thrones:


2 - 2Cellos
2Cellos é um dueto de violoncelistas croatas. A dupla, formada em 2011, é composta pelos músicos Luka Sulic e Stjepan Hauser.
Possuem dois cds lançados com músicas próprias e covers. Já tocaram com artistas como Red Hot Chilli Peppers e Elton John.

No vídeo temos um cover de Highway To Hell com participação de Steve Vai (o vídeos mais foda que você vai ver essa semana):


1 - Apocalyptica
Apocalyptica é uma banda finlandesa formada por três violoncelistas e, desde 2005, um baterista. Tem como especialidade o "symphonic metal" (heavy metal com aspectos de sinfonia), tocando também música clássica. Todos os formadores frequentaram a Academia Sibelius, em Helsinque, onde se conheceram e, em 1993, se juntaram para fazer, por diversão, arranjos com violoncelos.
O primeiro CD deles foi um com covers de Metallica.

Banda foda! Veja no vídeo a versão acústica de "I Don't Care", cantado por Tipe Johnson, vocalista de Turnê da banda:



Fazendo essa seleção, lembrei de uma banda que eu ouvia a um tempo atrás chamada Rasputina. Tem um som diferente, bem legal.
Espero que tenham gostado!

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Amo os caras do 2Cellos, eles arrasam! O cello tem um som lindo, tinha vontade de aprender a tocar mas ele é maior que eu haha!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles são fodas! Adoro ver os videos ao vivo deles, são ótimos!

      Excluir
  2. Cello não é de deus e Yo-Yo Ma tambem nao! Haha Apocalyptica tambem tem uns covers bem dignos de serem considerados boa musica. ;) http://rockandrolletudomais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Clara!

      Que isso, os covers do Apocalyptica são ótimos!!!
      ;)

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!