quinta-feira, 24 de abril de 2014

Livro: Wayne de Gotham - Tracy Hickman

Olá, aventureiros!
Nã nã nã nã nã nã nã nã nã BATMAN!

Wayne de Gotham:
Título Original: Wayne Of Gotham
Autor: Tracy Hickman
Edição: 1
ISBN: 9788577344161
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
Ano: 2013
Publicação Original: 2012
Páginas: 270
Tradutor: Alexandre Martins
Sinopse: Por trás de toda máscara existe um homem de verdade. Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais – e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro. Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai – caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança. Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o Asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio. Muito mais próximo dos filmes de Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960. Um olhar imaginativo sobre o lado humano do icônico super-herói criado por Bob Kane.

"Custe o que custar, garoto, eu vou fazer de você um homem!"

Este texto é livre de spoiler!

Wayne de Gotham retrata não apenas mais uma das aventuras do Cavaleiro das Trevas, mas também trás a tona quem foram os Waynes. Além de colocar Batman em uma misteriosa busca pela verdade, Tracy Hickman revela quem foi e o que fez em vida o pai de Bruce, Thomas Wayne.
O livro narra o drama de Bruce, que aos poucos vai descobrindo o passado de seu pai a muito enterrado. Ao mesmo tempo em que é mostrado os caminhos que Batman percorre, o autor volta ao passado e narra os acontecimentos sob o ponto de vista de Thomas Wayne (Talvez daí venha o nome do livro, já que não é focado estritamente no Batman).

Este livro é voltado para os fãs do Batman, mas pode ser lido por qualquer um. Aqui, Batman já não é um jovem e já combate o crime faz tempo. Então não tem introdução do personagem, por exemplo, nem dos vilões já conhecidos, como o Coringa. Entretanto, os não tão fãs assim não vão ficar "boiando" pois os personagens menos conhecidos vão sendo apresentados, mas apenas superficialmente. Não é explicado exatamente quem é Joe Chill, por exemplo, mas você consegue perceber pelos acontecimentos.

A história começa mostrando o jovem Thomas com seu pai, Patrick Wayne. Depois, volta ao presente em que Batman acaba percebendo que há algo de errado em Gotham.
A escrita é meio pesada antes da história engrenar, e não diminui muito. Algumas coisas são complicadas de entender: "(...) O sistema bidirecional de neurofeedback mantinha uma estabilidade dinâmica imediatamente ligada às respostas neurais voluntárias e involuntárias de seu corpo. Que ele pudesse usar os arrectores pilorum de seus pelos corporais como uma fonte neural para controle era ainda mais conveniente. (...)", mas o que é essencial a trama é menos confuso ainda que não tão simples.

A trama vai se desenrolando e os mistérios vão surgindo e sendo resolvidos magistralmente. Apesar de ser boa, a narrativa só me prendeu lá no final, quando boa parte da história já tinha se desenrolado.
O final é muito bom, ainda que previsível.

Os personagens centrais são basicamente o próprio Batman, Alfred e Amanda Richter. Acontece que entre os capítulos, o tempo volta para a década de 50, primando por Thomas Wayne, Martha Kane e o Dr. Richter.
Toda a caracterização necessária é bem feita. (Eu disse NECESSÁRIA, afinal não precisa dizer quem é o Batman, né?)

A narrativa é bem construída e termina em um bom final. Se você parar pra pensar um pouquinho, vai conseguir imaginar parte do fim, mas nada disso atrapalha a leitura.

Resumindo: É um bom livro, coloca o Cavaleiro das Trevas em diversas situações perigosas que faz você se agitar na poltrona., tem um bom mistério e um bom enredo.

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA WAYNE DE GOTHAM!

Agora vamos a nota, de 0 a 5:

Personagens: Apesar de muitos secundários, você não fica perdido. Um ponto!

História: Muito boa! Um ponto!

Escrita: Meio massante! Meio ponto!

Início: Razoável. Meio ponto!

Desfecho: É bom! É até poético! Um ponto!

Portanto, 4 Canecas de Hidromel para Wayne de Gotham!!!

Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Estava louco por esse livro, e finalmente encontrei uma resenha que me ajudou a quere-lo ainda mais!! Ótima resenha! Parabéns! Abraços!

    http://umcolecionadordelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio!
      Então corra para a livraria e compre seu exemplar! (Fantasy, aceito patrocínio!!!)
      ;)

      Excluir
  2. Oi!
    Muito boa sua resenha!
    Essa coisa de detalhar início, final... enfim... muito legal!
    Enquanto fui lendo, vi que ainda não li nenhum livro sobre esses clássicos super-heróis... e fiquei interessada em procurá-los melhor por aí... :)

    Até mais!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Muito obrigado!
      Eu também não tinha lido muito sobre os clássicos heróis, apesar de gostar bastante de filmes do gênero. Agora tenho vontade de ler mais!
      Até!
      ;)

      Excluir
  3. Eu to looouca pra ler esse livro. Muito bom saber que é bom como eu imaginei haha E esse negócio de mostrar o passado dele também e depois voltar pro presente sem aquelas 28930739873 páginas de introdução aos personagens é algo que me animou mais ainda pra ler. Valeu pela dica.

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Eu que agradeço sua visita!
      Pois então corra você também para a livraria e adquira já o seu!!! (olha aí a oportunidade de patrocínio, Fantasy!!!)
      Bjo!
      ;)

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!