terça-feira, 17 de junho de 2014

Filme: O Espião Que Sabia Demais.

Olá, aventureiro!
Hoje o papo é filme!

O Espião que Sabia Demais:
Título Original: Tinker, Tailor, Soldier, Spy
Ano: 2011
Duração: 127 Minutos
Gênero: Suspense, Drama, Thriller
País: França / Reino Unido / Alemanha
Direção: Tomas Alfredson
Roteiro: Bridget O'Connor, Peter Straughan
Adaptação: Tinker, Tailor, Soldier, Spy - John le Carré (1974)
Elenco: Gary Oldman, Colin Firth, Tom Hardy, John Hurt, Toby Jones, Mark Strong, Benedict Cumberbatch, Ciarán Hinds
Sinopse: Baseado em best-seller de John Le Carré. No final do período da Guerra Fria, George Smiley (Gary Oldman), um dos veteranos membros do Circus, divisão de elite do Serviço Secreto Inglês, é chamado para descobrir quem é o agente duplo que trabalhou durante anos também para os soviéticos. Todos são suspeitos, mas como também foram altamente treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão, todo cuidado é pouco. George precisa indicar o espião e não pode errar.

"É a pergunta mais antiga de todas, George. Quem pode espionar os espiões?" - Oliver Lacon

O Espião Que Sabia Demais tem como foco George Smiley (Gary Oldman). George acaba sendo demitido do serviço secreto britânico junto com seu chefe, "Control" (John Hurt), devido a uma missão fracassada. Após um tempo, George é convocado a retornar ao centro para uma investigação: um entre os antigos membros da equipe de Control é um agente duplo. A história se passa na década de 70, era de ouro da espionagem devido a Guerra Fria.
A trama não-linear segue com as investigações de Smiley ao lado de Peter (Benedict Cumberbatch) ao mesmo tempo em que mostra como era a equipe de Control antes da falha missão e um pouco da vida pessoal de George.

O filme é demorado, complicado, lento e muito bom. Aham.
É extremamente complicado entender tudo que se passa na história, mas o filme é tão bom que ao término, te faz querer rever as mais de duas horas de filme para ver se tudo foi entendido.
O filme também é lento por ser um filme não convencional de espião. Quando falamos em filme de espionagem, pensamos em 007, Missão: Impossível, Bourne e derivados, cheios de ação, tiro e porrada. Aqui é uma trama política, afinal é Guerra Fria. 

George Smiley, interpretado pelo meu ator favorito Gary Oldman, é um cara sério que não tem "explosões", que não grita, que parece que nada o perturba ou não deixa transparecer essas pertubações. Um papel bem atípico de Gary Oldman, que, enfim, lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
O filme é cheio de ações simbólicas, entre elas vemos George trocar os óculos logo no começo, afinal é preciso ter uma "nova visão" para enxergar um traidor; e ao longo do filme o vemos nadar. O interessante é que ele não tira os óculos para nadar, fica transparecendo profissionalismo ao extremo.

Além de Oldman, temos outras excelentes atuações. Destaco Cumberbatch, Tom Hardy e Mark Strong. Strong estava fantástico nesse filme, todas as cenas com ele são bem feitas e profundas.
Confesso que não vi muitos trabalhos de Cumberbatch e o que vi nesse filme me fez perguntar por que não. A cena da maleta é excelente, demonstra um nervosismo que me fez remexer no sofá.

Outro ponto positivo do filme é a trilha sonora. Ela é bem marcante e dá o clima característico para o filme, apesar de eu não achar tão boa a ponto de concorrer ao Óscar.

Um ponto negativo foi a má exploração dos personagens investigados. Faltou mostrar um pouco mais deles, perto do fim eu não lembrava muito bem quem é quem só pelos nomes. Além disso, deixaria a cena clímax do filme mais dramática.

A maioria das cenas são filmadas de longe, dando um aspecto muito bom ao filme ainda que eu não tenha entendido muito bem o significado (caso haja um).

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Ator (Gary Oldman), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.

Em suma, o filme parece um grande quebra-cabeça, é necessário grande concentração ao assisti-lo. As atuações são fenomenais. A trama é muito boa, mas não achei tão original assim. A trilha é de regular a boa, assim como a fotografia e a direção. É um filme muito complicado e sem muita ação, daqueles que não agrada qualquer público, mas se você, assim como eu, gosta de tramas envolventes e inteligentes esse filme é uma boa pedida. Se você for fã de blockbusters, melhor deixar pra lá! =)

Recomendo que leiam a resenha do Omelete!

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS!

Agora a nota, de 0 a 5:

Personagens: Excelentes personagens e atuações. Um ponto!

Roteiro: Excelente (mas não sei dizer se foi um bom roteiro adaptado, já que não li o livro). Um ponto!

Início: É sofrível, já que você ainda não está ambientado ao clima do filme, quase me fez desistir. Depois de um tempo, você percebe que essa pequena parte do filme tem grandes significados. Meio ponto!

Término: Muito bom. Bem profundo. Um ponto!

Efeitos Visuais, Sonoros e Trilha Sonora: A trilha é boa, mas não achei tudo isso. O filme não usa muito efeitos especiais o que é bom. Os efeitos de fotografia deram um clima especial ao filme. Um ponto!

Então, 4,5 Canecas de Hidromel para O Espião Que Sabia Demais!

Para mais filmes, clique aqui!

Não se esqueça de compartilhar o blog com vossos amigos, caro navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Adorei a dica, Kaio.
    Gary Oldman realmente parece ser um ótimo ator.
    Eu não sou muito chegada em correria e porrada. Prefiro filmes assim, com tramas inteligentes.
    Gostei do título original. Da até pra fazer uma musiquinha com ele: ♫ Tinker, Tailor, Soldier, Spy ♫ HEY!
    ♫ Tinker, Tailor, Soldier, Spy ♫
    kkkkkkkkkkkk
    ai eu acho que eu não sou normal!

    Beijo ;*
    Lu
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Que bom que gostou!
      Gary Oldman é fenomenal!
      UAHAUHAUHAUAHUAHUAH
      Tem que vê isso aí, não me parece muito normal mesmo, mas não sou especialista!
      =D

      Excluir
  2. Oldman, Hardy, Strong, Cumberbatch, Firth e Hurt todos. no. mesmo. filme?!!!!!! D:
    *Corre para a locadora mais próxima*
    Eu gosto muito desse tipo de filme, mas já vou deixar anotado mentalmente aqui que é para assistir duas vezes para não perder nenhum detalhe! Parabéns pela resenha, conhecia o filme só de título, mas agora vou corrigir isso muhahaha
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tici! Todos esses!!!! Bom demais, né?
      Obrigado!
      Sim, tenha isso mente, o filme´e extremamente lento e complicado, mas muito bom!
      Bjo!

      Excluir
  3. Oi, Kaio!
    Olha esse filme é um dos maiores consumidores de neurônios que eu já vi. Hahaha. Concordei com o que você disse, não é lá muito original. E uma outra coisa que me deixou morrendo de sono e que me fez dormir duas vezes assistindo: é o filme de espionagem mais parado da história! Hahaha. Eu detestei da primeira vez, sou muito, mas muito fã mesmo de Borne e 007, e achei que seria bem por aí; não consegui ver. Na segunda também não foi e eu fiquei tipo: aaaaaahh isso não vai ficar assim não! Hahahaha. Na terceira deu certo! \o/
    Eu gostei do filme, achei algumas cenas geniais, um suspense muito fino. Mas ainda bem que você já indica avisando! =D
    Beijos,

    Mari Pacheco
    Livros & Nerds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Pois é, um dos mais complicados que assisti nos últimos tempos! Comecei a assistir já pensando: "esse filme vai ser uma bosta!" Acabou que foi bom!
      Tem cenas geniais mesmo!
      =D

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!