quinta-feira, 19 de junho de 2014

Livro: O Inimigo de Deus - Bernard Cornwell [As Crônicas de Artur]

Olá, aventureiros!
Hoje o papo é livro!

As Crônicas de Artur - Volume 2: O Inimigo de Deus (versão lida):
Título Original: The Enemy Of God
Série: As Crônicas de Artur
Autor: Bernard Cornwell
Edição: 19
ISBN: 9788501061188
Editora: Record
Ano: 2013
Publicação Original: 1996
Páginas: 518
Tradutor: Alves Calado
SinopseEste é o segundo volume que retrata a partir de novos fatos e descobertas arqueológicas o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro que luta para manter unida a Britânia, no século V, após a saída dos romanos. A Britânia está pronta para expulsar de uma vez os invasores saxões. Mas se por um lado o país está unificado politicamente, por outro a luta entre as religiões ancestrais e o cristianismo divide o povo. Diante da propagação da nova fé, Merlin empreende uma busca pelo caldeirão sagrado - objeto mágico poderoso, capaz de trazer de volta os antigos deuses e aniquilar os saxões e os cristãos. Ao longo desta jornada, ele é acompanhado pelo guerreiro Derfel em sua peregrinação por lugares distantes e perigosos, onde vivem aventuras inesquecíveis.

"Você quer que o mundo seja justo? Então imagine um mundo sem reis, sem rainhas, sem lordes, sem paixão e sem magia. Você gostaria de viver nesse mundo opaco?"

Fiz um post falando do primeiro livro aqui!

Este texto é cheio de spoilers do primeiro livro, O Rei do Inverno!!!

Depois da sangrenta batalha do Lugg, enfim Artur encontra a paz tão desejada. O trono de Mordred está seguro e Artur governa. Derfel, que no começo era apenas um órfão escravo adotado por Merlin, é agora um dos principais guerreiros de Artur, cuja fama se espalha pela Britânia. Merlin, enfim, apareceu quase magicamente. E é depois desses fatos que "O Inimigo de Deus" começa!

Após a ultima batalha narrada em "O Rei do Inverno", as coisas se aquietam e o foco do segundo livro é mostrar a jornada de Merlin em busca do Caldeirão de Clyddno Eiddyn, um dos Treze Tesouros da Britânia.
Antes da jornada, há alguns acontecimentos, talvez arquitetados por Merlin e Nimue, que propiciam a busca.

O livro é basicamente dividido em duas partes: A busca pelo caldeirão e as batalhas religiosas.
A primeira parte é meio devagar. É muito bacana ver os acontecimentos que envolvem Nimue, Merlin, Derfel, Ceinwyn e Lancelot, e depois tudo se encaixando, mostrando que Merlin é um grande estrategista.
Essa parte é essencial para a história, mas não empolga. Quando ela acaba, há um intervalo de alguns anos até a segunda parte. Nesse meio tempo, Cornwell conseguiu encaixar o aclamado romance de "Tristão e Isolda". Ficou bem encaixado e acabou tendo muita importância na história.

A parte da busca do caldeirão é bacana, só isso. Há grandes histórias sobre busca de caldeirões na mitologia celta e temos a versão cristã da história, a busca pelo Santo Graal, o cálice sagrado, então foi bacana ter essa parte, mas deixou um ritmo lento no começo do livro.

Lá pelo meio do livro começa a segunda parte. Agora, Mordred tem idade para ser aclamado rei. Agora os cristãos estão mais fortes e numerosos. Agora é que o livro fica bom.
Não vou falar muito, pois é uma parte complexa, cheia de intriga e batalhas e se você está lendo esse texto sem ter lido o livro, vai perder parte da experiencia.

Essa segunda parte começa lá pela página 250 ou 300, mais ou menos. O livro tem umas 500 páginas. Quando comecei essa segunda parte, só parei quando acabou o livro. É muito boa, com Artur dividido, Derfel, Merlin e Nimue vingativos e Lancelot mais ativo.
E o final... ah o final. Aquele ultimo parágrafo me arrepiou!

Todos sabemos grande parte das histórias arturianas e nela tem um famoso triangulo amoroso. Se você leu algum livro sobre ou viu um filme, sabe do que estou falando. Quando comecei a ler o primeiro livro, fiquei meio com o pé atrás sobre essa parte, já que Cornwell quis dar um aspecto realista ao livro. Depois fiquei achando que ele ia deixar essa parte de lado. Mas aqui neste segundo livro ela está presente e eu achei genial a forma como foi encaixada. Simplesmente genial.

O que pode desagradar os fãs é a retratação de Lancelot, que é um dos mais aclamados heróis das lendas, como um grande filho da puta. Sim, filho da puta. Não há outro termo que se encaixa tão bem como esse.
Eu adorei.

Outra coisa que adorei é o alívio cômico propiciado por Merlin. Em alguns momentos ele é profundo, mas na maioria é hilário!
"Queijo, Derfel. Não ouviu? Estou com fome de queijo. Tínhamos um pouco. Estava enrolado num pano. E onde está meu cajado? Um homem se deita para dormir um pouco e imediatamente roubam seu cajado. Não existe mais honestidade? É um mundo terrível. Sem queijo, sem honestidade e sem cajado."

No livro, também vemos o surgimento da tal Távola Redonda, mas com esse toque de 'não-lenda' que Cornwell dá a todos os elementos ligados a Artur.

Enfim, difícil falar sem dar muitos spoilers, então o que fica é a recomendação de uma ótima obra, com um começo parado, mas com uma reviravolta de causar sangramento nasal, ótima escrita por parte de Cornwell e os personagens mais selvagens e carismáticos da antiga Britânia.

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA O INIMIGO DE DEUS!

Vamos a nota, de 0 a 5:

Personagens: Excelentes. Gosto de todos, até dos inimigos! Um ponto!

História: Uma excelente continuação do excelente primeiro livro. Um ponto!

Escrita: Muito boa, Cornwell mantém o nível. Um ponto!

Início: Não é ruim, mas não me empolgou muito. A busca pelo caldeirão é meio parada. Meio ponto!

Desfecho: Excelente! Um ponto!

Portanto, 4,5 Canecas de Hidromel para O Inimigo de Deus!!!

Agora me dá licença que eu vou lá ler o último livro!

Acompanhe As Crônicas de Artur:
Livro 1 - O Rei do Inverno
Livro 2 - O Inimigo de Deus
Livro 3 - Excalibur

Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

21 comentários:

  1. Que resenha mais detalhada!. Estou louca para ler As Cronicas de Arthur, é o tipo de livros que realmente me interessa ,além das capas serem muito lindas >.<. Que pena que os preços são tão salgados :/ kkkk. Mas irei comprar algum dia ,quanto ter a louca em mim u.u kkkk. E depois de ler a primeira citação do livro que você colocou na resenha ,estou sem folego...
    Adorei sua resenha ,mesmo pulando algumas partes por haver alguns spoiler do primeiro livro rs. Mas gostei bastante e continue assim querido.
    Beijos e sucesso para ti!
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigado!
      Leia mesmo, é fenomenal!!! Sempre tem promoção dele no submarino ^^
      Sim sim, cuidado com os spoilers!
      Obrigado de novo!
      Bjo!!!

      Excluir
  2. Oi Kaio =)

    Eu li a resenha, apesar de não ter lido nem o primeiro livro, porque não ligo para spiler (só um pouquinho). Geralmente só fico mais curiosa para ler o livro hehe.
    é este o caso. Bernard Cornwell é um autor que morro de vontade de ler, namoro os livros dele há séculos, mas sempre deixo de comprar pelo valor $$. Gostei da indicação deste série, acho que seria um bom começo para conhecer o autor, não é!? Ainda mais que adoro a lenda do Rei Arthur.

    Adorei a dica =)
    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Livy!
      Pois então leia sim, é fenomenal!
      Sim, é um ótimo livro para conhecer Cornwell! Essa série é um dos ápices dele!
      Realmente os livros dele costumam ser caros mesmo, mas eu comprei esses baratinhos em promoções do submarino!
      Bjo!

      Excluir
  3. Essa série é ótima!
    Tem vários autores que reescreveram a lenda arturiana, mas só dois eu realmente gostei, que foi essa trilogia do Bernard Cornwell e "As Brumas de Avallon" da Marion Zimmer Bradley.
    O Bernard Cornwell foi incrível com a reconstrução histórica, mas sem deixar de lado os elementos mais fantásticos. Os personagens são bem construídos, profundos e plausíveis.
    Os meus livros eu comprei em edição econômica, bem mais barato, mas perde um pouco do encanto da capa ;)

    Abraços!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima mesmo!
      Tenho vontade de ler As Brumas de Avallon, mas por enquanto vou deixar de lado, muitos livros para ler xD
      Sim, os personagens são fantásticos! Deu até dó como termina para alguns, de tanto o apego que tive por eles.
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi Kaio!
    li a resenha até o alerta sobre os spoilers rsrsrs eu pretendo ler né? então achei melhor não ler a parte dos spoilers para não me frustrar, ou sei lá rsrsrs
    " reviravolta de causar sangramento nasal" hahahahahahahaha!

    beeeijo!

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      haha, sim, cuidado com os spoilers!
      leia logo, é fenomenal!!!
      =D

      Excluir
  5. Ai, estou com o coração acelerado aqui lendo a sua resenha! Preciso muito desse livro, já estou com muitas saudades do Merlin, Derfel e Ceinwyn! Vibrei quando você a citou, fico contente em saber que o Cornwell não a deixou de lado nessa continuação! E tem Tristão e Isolda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! <3
    O Lancelot já é um babaca desde o primeiro livro e eu simplesmente adorei que o Cornwell totalmente desmistificou essa figura tão aclamada das lendas arturianas! E sobre a Guinevere, nunca gostei dela :P
    Parabéns pela resenha, Kaio! Está impecável!
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tici!!!
      Ceinwyn é um das mais importantes personagens desse livro!!!
      Ah, o Lancelot me causou muito raiva!
      Vai acontecer muita coisa com Guinevere nesse livro e no próximo, você vai adorar!
      Muito obrigado, Tici!!!
      E leia logo, é muito bom!
      =D

      Excluir
  6. Oi, Kaio!
    As Crônicas de Artur estão em algum lugar na minha lista de leitura faz tempo! Mas ainda vou demorar um pouco pra ler, pelo simples fato que: não tenho os livros ainda! Hahaha. Já vi resenhas falando bem, mas a sua nota foi a mais alta, como a gente tem os gostos meio parecidos acho que também vou gostar! :)
    Não li a parte dos spoilers, obrigada por avisar! Reviravoltas são minha paixão, mas o sangramento nasal eu dispenso! Hhauehauehauehauha
    p.s: Leia as Brumas de Avalon, você vai amar!
    Beijos,

    Mari Pacheco
    Livros & Nerds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Coloca na frente então por que é genial!!!
      HAUHAUAHUAHUAH
      Tá na minha lista tbm, nas próximas promoções do submarino compro com certeza!
      Bjo!

      Excluir
  7. Ainda não comecei a ler a série, mas sempre tive uma curiosidade enorme sobre os livros do autor; eles parecem ser incríveis.
    A temática também ajuda, né? Quase impossível um livro com esse enredo ser desinteressante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, o tema é fantástico!
      Recomendo fortemente que leia, é incrível!
      =D

      Excluir
  8. Ainda não li nenhum destes livros, então tive que pular algumas partes em que havia spoiler, afinal quero muiiito ler!
    Gosto de livros que envolvem Artur, A távola redonda, etc, etc. Me cativa haha

    Beijo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena!
      haha, não tem problema!
      Essa nova visão de Cornwell sobre a lenda é fantástica, recomendo muito!
      Bjo!

      Excluir
  9. Ainda não li... Mas estou com vontade!
    Vai entrar para minha pilha..rs
    Até! - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      haha, "pilha"
      Pois coloque mesmo, é fantástico! A trilogia inteira!
      =D

      Excluir
  10. Oi Kaio! Será que tenho vontade de ler esses livros? Sou fascinada por séries e uma das minhas favoritas é As brumas de Avalon, que é, olha só, sobre Artur! haha
    Beijoo!

    Blog Mundo Mágico dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabe!
      haha, Rei Artur rules! o/
      Muita gente me fala desse Brumas de Ávalon, tô muito curioso!
      E recomendo As Crônicas de Artur, é fenomenal!
      Bjo!

      Excluir
  11. Estou lendo o segundo livro, adorando

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!