quinta-feira, 10 de julho de 2014

Livro: Excalibur - Bernard Cornwell [As Crônicas de Artur]

Olá, pessoas!
Hoje o papo é livro!

As Crônicas de Artur - Volume 3: Excalibur (versão lida):
Título Original: Excalibur
Série: As Crônicas de Artur
Autor: Bernard Cornwell
Edição: 20
ISBN: 9788501061157
Editora: Record
Ano: 2013
Publicação Original: 1997
Páginas: 532
Tradutor: Alves Calado
Sinopse: A saga do maior guerreiro de todos os tempos vista à luz das mais recentes descobertas arqueológicas chega ao seu final neste terceiro volume da trilogia ´As Crônicas de Artur´. Uma conclusão surpreendente das aventuras de um homem que todos pensavam ter sido Rei, mas que jamais usou uma coroa.


"O destino é inexorável."

Esse texto apresenta spoilers do primeiro e segundo volume!

Agora, Merlin de posse dos Treze Tesouros da Britânia, inicia o mais ousado de seus feitiços: Trazer os antigos deuses de volta e expulsar os cristãos, que ganharam muito poder na Britânia.
Ao mesmo tempo, os saxões se juntam para invadir e conquistar a Britânia.
Agora, querendo ou não, quem manda é Artur.

O livro é dividido em 4 partes:
Parte 1 - As Fogueiras do Mai Dun:

É nessa parte que Merlin, ao lado de Nimue, cria um verdadeiro espetáculo para trazer os deuses novamente.

Parte 2 - Mynydd Baddon:

Nessa parte, os guerreiros de Derfel lutam heroicamente em uma batalha registrada pela história.

Parte 3 - A Maldição de Nimue:

Um tempo se passa depois dos acontecimentos da primeira e segunda parte. Aqui, o apelo é voltado a Derfel e Ceinwyn, onde há uma crise assustadora.

Parte 4 - O Último Feitiço:

Última parte contando a batalha mais épica já narrada em um livro.

E é em Excalibur, meus caros, que se encerra a jornada do rei que não foi rei. Aqui acaba as aventuras de Derfel, Galahad, Culhwch, Cuneglas, Sagramor, Lancelot, Merlin, Mordred, Artur e tantos outros personagens que me acostumei a amar e a odiar.

O livro narra magistralmente o percurso da Britânia que era pagã, tornando-se cada vez mais cristã. Aliado a isso, vemos várias batalhas sendo travadas. Há tantas reviravoltas nesse livro que fica difícil falar sem spoiler. O primeiro inimigo a aparecer no livro são os saxões. Aelle e Cerdic voltam com força total nesse livro. Mas não serão só eles a lutar com Artur não. Acontece uma verdadeira bola de neve, deixando a Britânia de pernas para o ar.

Ao longo dos livros, aprendi a gostar de Merlin e até mesmo de Nimue. O que acontece com ambos nesse livro é para abalar o mais sério dos leitores, mas como dizia Merlin, o destino é inexorável.

Bernard Cornwell nos agracia com uma bela escrita e uma bela história, do começo da saga, lá no primeiro volume, o Rei do Inverno, até a última palavra do último livro.

Agora, a espada de Artur passou a ser chamada integralmente de Excalibur, não mais sendo chamada pelo indizível nome original. Achei melhor assim, mas quebrou um pouco a ideologia criada por Cornwell, em mostrar uma nova visão de Artur. O livro é tão incrível que dificilmente você irá notar isso.

Resumindo, o livro é mais que excelente, tem um belo e triste final e agora eu não sei mais o que fazer dessa minha vida. Depressão pós-saga bateu aqui.

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA EXCALIBUR!

Vamos a nota, de 0 a 5:

Personagens: Excelentes. Gosto de todos, até dos inimigos! Um ponto!

História: Uma excelente continuação. Um ponto!

Escrita: Muito boa, Cornwell mantém o nível. Um ponto!

Início: Diferente dos primeiros livros, esse me prendeu logo no começo! Um ponto!

Desfecho: Muito bonito e triste, com uma alusão ao final das histórias arturianas narradas por aí! Um ponto!

Portanto, 5 Canecas de Hidromel para Excalibur!!!

Confira a saga:
Livro 1: O Rei do Inverno
Livro 2: O Inimigo de Deus
Livro 3: Excalibur

Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

24 comentários:

  1. "Resumindo, o livro é mais que excelente, tem um belo e triste final e agora eu não sei mais o que fazer dessa minha vida. Depressão pós-saga bateu aqui." Ai, meu Merlin! rs Sei bem como é isso, mas né, c'est la vie. Pega agora um suspense para ler, que tal?
    Vou me preparar psicologicamente para esse último livro, já meio que esperava algo triste, mas nunca estou realmente preparada, não importa quantas vezes os meus personagens preferidos não atinjam o final feliz :(
    E parabéns pela resenha, Kaio!
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coração é fraco, não consigo um suspense agora!!!!!! HAUHAUAHUAH
      Pois se prepare, o fim despertas as mais variadas sensações! Depois que eu acabei de ler, fiquei uma meia hora fitando o nada, sem saber o que fazer!
      Ah, muito obrigado!!!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  2. Kaio, num comentário anterior eu disse que gostava da pontuação que você atribuía a cada leitura, mas devo confessar que também adoro esse seu aviso de spoiler antes da resenha. Se todo mundo tivesse esse bom senso, seria bem melhor acompanhar muitas resenhas por ai, que te jogam um spoiler na cara sem aviso prévio. Pra falar a vdd, foi por causa desse aviso que li essa resenha com muito cuidado, prestando atenção para não ler nada que me entregasse o enredo, então, não a li totalmente, mas sei que essa saga pega mesmo o leitor de uma maneira incomparável. Eu quero muito ler esses livros, gosto da história de Arthur e Merlin, mas não conheço muita coisa, e td mundo fala que esses livros do Cornwell são os melhores. Então, caro colega, a saga está na minha lista de futuras leituras, mas não sei dizer se vou ler logo... infelizmente.
    Abraço!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana!
      Ah, eu também já levei uns spoilers por aí então sempre aviso!
      Pega mesmo! Me prendeu lá no começo do primeiro livro e só me largou no fim!
      Os livros do Cornwell muda bastante várias coisas da lenda padrão de Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, mas essa versão é brilhante!
      Abraço!
      =D

      Excluir
  3. Gosto muito da pesquisa que o Cornwell fez pra essa trilogia, buscando uma narrativa mais plausível com a história da Bretanha, mas sem se desfazer dos elementos místicos e fantásticos da lenda, mas os adaptando às crenças que realmente existiam na Bretanha.
    Adoro também as mudanças nos personagens da "lenda clássica", vários estão irreconhecíveis! rsrs mas estão fantásticos! E apesar de ser uma narrativa toda masculina (sob o olhar do Derfel sobre a história de Arthur), as personagens femininas não são bobocas esperando o príncipe encantado, elas são personagens complexas, com desejos, erros, tomam decisões importantes (seja para bem ou para mal).

    Ia te falar pra começar a ler As Brumas de Avalon, mas acho melhor vc dar um tempo antes, se não vai ser muito chocante a diferença da narrativa e da construção de personagens, Vc pode estranhar muito.

    Abraços!

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo!
      É legal, em relação a última batalha do livro, o autor mostrar os fundos históricos nela e depois falar o que ele "aumentou", para dar um ar de fantasia à história!
      E sim, as personagens mudaram e são complexas, como a Guinevere!

      É vou dar um tempo agora, mas tá na minha lista!!!
      Abraço!

      =D

      Excluir
  4. Oi Kaio, como você sabe, porque você esteve em meu blog recentemente, eu estou lendo As brumas de Avalon, que reconta a lenda do rei Arthur pelo ponto de vista feminino, por isso não li sua resenha, para não ver spoiler. Certa vez, li uma resenha em que a pessoa disse que essa série de Cornwell é melhor do que Brumas, não sei se é verdade, mas quero verificar por mim mesma. Beijos.

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Eva! Eu quero ler, mas vou dar um tempinho!
      Olha, não sei se é melhor, mas é um dos melhores que já li!
      Bjo!

      Excluir
  5. Oi Kaio!
    como eu já disse algumas vezes aqui, eu quero muuuitoooo ler essa trilogia, então, vou ser sincera, não li toda a sua resenha :/ mas me animei MUUUITO quando vi que você classificou esse livro com 5 canecas! caramba! então é bom mesmo né?
    um beeijo!
    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Sim, muito cuidado com os spoilers!!!
      É muito bom!!! Leia logo, não se arrependerás!
      =D

      Excluir
  6. Nossa, eu sempre tive curiosidade em ler mais coisas relacionadas ao Rei Arthur, e ainda não li nada desse autor. Por sua resenha, noto o quanto o livro promete ser excelente. uma trilogia? Vou ter que esperar pra comprá-los. :(

    Até breve,
    Pedro S.
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois recomendo que comece por esta trilogia! É muito boa, mesmo com alguns pequeninos pontos negativos.
      Fique de olho no submarino, o box sempre entra em promoção!!!
      =D

      Excluir
  7. Ah... triste final é... poxa...
    Bom, como eu nem comecei, começo a pensar em não começar para não chegar no fim...rs
    Embora eu imagine que deva ser bonito mesmo...
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      É triste sim, e muito bom!
      Pode pegar pra ler sim, se você se apegar aos personagens como eu, vai se emocionar bastante!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  8. Ahh que bacana!! :D
    Eu não conhecia esses livros ainda, mas, desde criança, sempre gostei de tudo que fosse relacionado à história do Rei Artur e tal! Vou procurar pelos livros.
    Beijos, Lerissa.
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim, recomendo todos da saga!
      Depois de ter lido, essa virou minha versão oficial da lenda!
      =D

      Excluir
  9. Não conhecia a Saga e já fui na resenha do primeiro livro, "O Rei do Inverno" e adorei! Vou colocar na minha lista de compras.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou!
      Coloque sim Alessandra, é maravilhoso!
      =D

      Excluir
  10. Não tinha conhecimento dessa saga, pela leitura parece ser uma saga muito boa. vou tentar colocar ele nas minhas proximas leituras.

    Mixação | Um blog teen para quem pensa mix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!
      É boa mesmo, pode ler sem medo!
      =D

      Excluir
  11. Hey you!
    Infelizmente não posso falar muito hoje pois parei na parte "Esse texto apresenta spoilers do primeiro e segundo volume!" Como eu ainda pretendo ler os dois primeiros e n sou muito fã de spoiler, não li. Mas darei minha opinião quando ler.
    Beijos,
    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, leia e me diga o que achou!
      Você também pode ler a resenha do primeiro livro que não tem nenhum tipo de spoiler!
      =D

      Excluir
  12. Li sua resenha!
    Li sim, mesmo não gostando de spoilers! Viu como eu vivo perigosamente? HUAHUAHA
    Nossa, acho que hoje eu estou no meu nível mais extremo de bobisse.

    Eu acho que eu não vou ler esses livros mas eu fiquei curiosíssima pra saber qual é esse acontecimento que vai abalar até o mais sério dos leitores. Assim não dá né, Kaio?
    Vi agora pouco na postagem da Tag que você considera essa como uma das melhores trilogias existentes na galáxia, rs. Vou conferir as sinopses dos livros. Quem sabe eu me interesso. E com certeza, do jeito que sou esquecida, chegando no terceiro livro não me lembrarei de nenhum possível spoiler que você tenha citado. rs

    Beijoo!!
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu tá muito ousada e rebelde hoje!!!!

      É técnica pra prender o leitor!!!
      Considero mesmo, mas é que eu sou fanático por fantasia!!!
      Pode ser, tem muitos acontecimentos, você pode acabar esquecendo mesmo!!!

      Bjo!

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!