terça-feira, 1 de julho de 2014

Top 5 - Filmes Pelo Mundo

Olá, pessoas!
Hoje temos um top 5 com bons filmes estrangeiros. Quando digo estrangeiros quero dizer não brasileiros e não americanos, afinal, a maioria dos filmes que assistimos são dos Estados Unidos.

5 - França
A frança é conhecida por fazer bons dramas e bons filmes de ação. Um dos sucessos no Brasil é O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. É de fato um grande filme, mas queria dar destaques aos filmes de ação.
Um que fez muito sucesso é B13 - 13º Distrito (Banlieue 13). Esse filme foi um dos primeiros (senão o primeiro) a usar cenas de Parkour. Daivid Belle, fundador do Parkour é o protagonista do filme. O filme é muito bom e ganhou uma versão americana (HU3 HU3 AMERICA AMERICA) com o Paul Walker, que deve estrear ainda esse ano. Os produtores franceses aproveitaram o sucesso e lançaram uma continuação, 13º Distrito - Ultimato.

O filme francês que eu gostaria de dar destaque é  O Pacto dos Lobos.
O roteiro é baseado na história real da Besta de Gévaudan, uma criatura feroz que aterrorizou a região francesa de Gévaudan no final do século XVIII.
No elenco temos Mark Dacascos como um índio moicano bom de luta. O filme conta também com Monica Bellucci, Vincent Cassel e Samuel Le Bihan no papel principal.
O filme é basicamente de cenas de luta, algumas sem propósito, e do mistério do monstro que ataca a pacata vila.
É muito bacana e o final é surpreendente, ainda que o roteiro utilize de explicações pouco convincentes  ao longo do filme.


4 - Suécia
Para a Suécia vou dar destaque às adaptações literárias da trilogia Milennium, do escritor sueco, Stieg Larsson. Os Homens Que Não Amavam as Mulheres é o primeiro filme, baseado no primeiro livro:
Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada, em seu aniversário - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou, provavelmente por ganância pelo facto de ela ser a possível herdeira de todo o império industrial de Henrik. Então Mikael Blomkvist é chamado para ajudar a resolver o caso ao lado de Lisbeth Salander.
A América também fez uma versão desse filme (HU3 HU3 AMERICA AMERICA Again).
Esse filme é excelente e as continuações não ficam para trás.
Noomi Rapace (Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras, Prometheus) está fenomenal como Lisbeth.
Não assisti a versão americana, mas achei a adaptação sueca muito boa.


3 - Coréia do Sul
Para a Coréia vou destacar o melhor filme já feito da história: Oldboy.
Baseado numa história em quadrinhos coreana, a história começa quando o personagem Oh Dae-su é sequestrado e confinado numa prisão particular, sem que lhe seja dada justificativa alguma sobre o ato.
A clausura se estende por nada menos do que 15 anos, durante os quais o personagem fica sozinho num quarto com banheiro, tendo apenas uma televisão para mantê-lo em contato com as mudanças no mundo exterior. O quarto é impregnado regularmente por um gás sonífero, que precede a entrada dos sequestradores, que assim limpam o local, cortam-lhe o cabelo ou costuram seus constantes ferimentos, sem que o prisioneiro troque quaisquer palavras com outros humanos. Sua única companhia é a TV.
Depois da libertação, Dae-su concentra-se exclusivamente na vingança. Quer descobrir quem o prendeu e o porquê. Mas a tarefa não é fácil; tem de se adaptar a 15 anos de “solitária” e ainda por cima é suspeito de um homicídio cometido durante o cativeiro. Oh Dae-Su tem apenas 5 dias para resolver os mistérios.
Os Estados Unidos obviamente também fizeram um remake desta obra-prima, que foi lançado no Brasil este mês (jun/14). (HU3 HU3 AMERICA AMERICA The Third)
O filme coreano ganhou o prêmio A Escolha Do Júri do Festival de Cannes de 2004.


2 -Dinamarca
Para a Dinamarca temos A Caça (Jagten), de 2012.
O filme se ambienta numa cidadezinha dinamarquesa em vésperas de Natal. Lucas (Mads Mikkelsen), professor do jardim-de-infância, é injustamente acusado de pedofilia e passa a ser alvo de perseguição por toda a comunidade. O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (2012) e competiu no Festival de Cinema de Cannes daquele ano, em que o ator Mads Mikkelsen ganhou o prêmio de melhor ator.
Esse filme é uma sacanagem de bom. (Ainda não há versão americana, mas a América não perdoa).
Falei deste filme aqui.



1 - Mundo
E para finalizar, já que a ideia é falar de filmes dos mais variados países, vai a dica de um filme coletivo internacional de curtas: Crianças Invisíveis.
"Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída."
O filme reúne 7 curtas de 7 países diferentes: Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia, Burkina Faso, China e Estados Unidos. Cada curta teve um diretor diferente e todos trabalharam de graça. Dentre eles podemos citar Spike Lee, Ridley Scott, Kátia Hund e John Woo.
Os curtas não são exatamente obras-primas, mas são competentes. Além de você poder ver como é a infância em diferentes partes do mundo.


Bônus: China
A china também tem grandes filmes que fazem sucesso por aqui, como os famosos filmes com Bruce Lee ou o famoso O Tigre e o Dragão.
O filme chinês que darei destaque é A Batalha dos 3 Reinos:
208 D.C. A China é governada pela dinastia Han. O ambicioso primeiro-ministro do norte, Cao Cao, pretende controlar todo o território chinês e para tanto decide derrubar as duas forças rebeldes do sul. Para isso conta com um exército de quase um milhão de homens. Sun Quan e Liu Bei, reis de suas regiões, são obrigados a unirem-se contra o poderoso ataque de Cao Cao. Desta forma os povos deixam de lado suas rivalidades e são obrigados a criar diversas estratégias para superar a esmagadora vantagem numérica do inimigo.
É um filme de ação muito bom, com toda aquelas cenas de luta características da china. É um filme excelente e muito bonito de se ver. Sou fascinado por filmes históricos como esse e o recomendo para todos.
Mas, então, por que ele não está na lista principal?
Por que eu não assisti o filme inteiro. Nem você.
O filme, ao ser ocidentalizado, sofreu cortes. Na China, o filme possui duas partes de 140 minutos cada, totalizando 280 minutos de obra-prima. Aqui, o filme foi cortado e recortado, chegando a totalizar 148 minutos e, mesmo sendo cortado pela metade, é um filme muito bom.



O que acharam? Faltou algum filme desses países? Faltou um filme de outro país?
Comente!

Para mais top's como esse, clique aqui!

Não se esqueça de compartilhar o blog com vossos amigos, caro navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

27 comentários:

  1. Hey you!
    Nunca tinha assistido nenhum destes filmes, porque enfim sou mais uma das vitimas da influencia americana, e porque enfim eu amo o Inglês, então só assistido filmes do EUA e da Inglaterra (Raro assistir um filme brasileiro, kkk).
    De tds os filmes desta lista, eu só ouvi falar do O homem que não amava as mulheres( the girl with a dragon tatoo, otima tradução do título kkk), e não foi nem o filme mas o livro. Lá na biblioteca da escola, tinha este livro e eu estava na 5ª, 6ª série e eu me interessei pelo título do livro "O homem que n amava as mulheres", mas por algum motivo a bibliotecária me mandou continuar lendo PJ, por que? Eu até hj n descobri.

    Eu gostei muito deste "O Pacto dos lobos", talvez se hj eu tiver tempo eu assista.
    Beijos.
    Visite - Tão Bom Quanto Pizza
    P.S.: Mesmo todos os filmes sendo como vc diz "Estrangeiros", todos os trailer estão em inglês. Irônico não? :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Também sou influenciado pelos EUA, mas venho constantemente tentando mudar isso!
      Esses EUA tbm não sabem traduzir títulos!!! (Já que o original é Män som hatar kvinnor, Os homens que não amavam as mulheres)
      AHUAHAUHAAUH ACHO que ela não deixou vc ler por uns pequenos detalhes, como violencia e estupro, contidos no livro, só ACHO.
      Assista sim, é bacaninha.
      É que foi difícil achar trailers na versão brasileira!!!
      =D

      Excluir
  2. Oi, Kaio!
    O único que eu assisti da sua lista foi "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" <3 mas já ouvi falar de "Oldboy" e fiquei curiosa em relação a esse "Crianças Invisíveis", é um realidade que todos deviam assistir para ver se se conscientizam mais.
    Enfim, outros filmes estrangeiros que eu vi e gostei foram "O Segredo Dos Seus Olhos" da Argentina e "A Vida dos Outros" da Alemanha. Os dois ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro rs
    Beijos!

    PS: Sobre "Trono de Vidro", é bom, mas eu acho que você não iria gostar, pois o livro tem umas partes bem menininhas.

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Segredo dos seus olhos é incrível!!! Mereceu muito o oscar.

      Excluir
    2. OI, Tici!
      Oldboy é muito bom, recomendo!
      Crinaças Invisíveis oscila entre 'mais ou menos' e bom, depende do curta, mas é muito bacana de assistir!
      Não conheço esses, vou procurar conhecer!

      PS: Partes menininhas? Tá anotado aqui: Trono de Vidro - Passar longe!!!
      Valeu, Tici!

      =D

      Excluir
  3. Quero assistir muito essa do Stieg Larsson. Esse foi um dos melhores livros que já li

    M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista, a versão sueca tá muito bacana!
      =D

      Excluir
  4. Os Homens que Não Amavam as Mulheres é foda! Sem comentários! :D

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu amor o Pacto dos Lobos, o Dacascos ficou incrível!!!! Queria muito assistir novamente esse filme.
    A trilogia Millenium é muito boa também, mas eu sempre prefiro os livros =) . (e a versão sueca eu achei mais legal do que a americana, se aproxima mais do clima do livro).
    Você acredita que eu tenho o dvd do OldBoy mas eu nunca assisti! Vou tentar corrigir essa falta em breve!

    ótimo post!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Fran!
      Também curti bastante o Mark Dacascos nesse filme!
      Livros sempre, essa é a vida, mas curti bastante os filmes!
      Como assim??? Assista logo!!! É uma obra prima do oriente!
      Muito obrigado!
      =D

      Excluir
  6. Hello Kaio!!
    Tua lista mereceu minha atenção só por ter mencionado "Os homens que não amavam as mulheres", o filme é foda, uma adaptação de alto nível, o americano também, mas ainda prefiro o sueco. Já leu os livros? Se não leu, leia, uma história de primeira mesmo.
    A Caça, já comentei no seu outro post sobre ele, um filme e tanto. E um filme que eu nunca vi, mas sempre quis é esse Old Boy, saiu uma versão nova esses tempos atrás, não? Uma vez fui na locadora, peguei vários outros filmes meio "família" e esse, ela deve ter deduzido que eu veria com familiares e disse que não aconselhava que eu levasse Old Boy HEUIHEIUEHIUE a não ser que eu fosse ver sozinha... acabei não levando, mas vou baixar aqui agora!
    Beiijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Ana!
      Sim sim, li os livros e achei a adaptação sueca esplendida! Esse é um dos motivos de eu não assistir a versão americana, quero ficar com a sueca na minha mente e só!
      Oldboy é espetacular, mas NÃO a versão nova (OldBoy - Dias de Vingança, com Josh Brolin no papel principal), e sim, a original. Assista essa! Pretendo falar do remake mais pra frente aqui no blog. A versão original é impactante e com certeza não é 'família'!!!
      =D

      Excluir
  7. Esses aí eu conheço só de nome, mas valeu os comentários, pois agora deu mais vontade de assistir. O Red Cliff já está na minha lista faz tempo, e o do Stieg Larssons vou acrescentar aqui!
    Old Boy falam muito, mas também nunca cheguei a ver... É tanta coisa que a gente até esquece que tinha pensado em assistir,

    Abraços,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois assista todos, são ótimos!!!
      Oldboy é muito bom, mas só recomendo o original coreano, o remake americano é gritantemente inferior!
      Eu tbm vivo querendo assistir filmes e sempre esqueço quais eram!
      =D

      Excluir
  8. Olá =)

    Destes assisti O Pacto do Lobo. Lembro que na época eu gostei bastante, mas não lembro nada do filme agora (memória ótima que tenho). Mas tenho uma imensa vontade de ver Os Homens Que Não Amavam as Mulheres. Ouvi ótimos comentários deste filme. Quero ver tanto a versão sueca quanto a americana (para comparar, é claro).

    Adorei o post.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Livy!
      Que pena que não lembra! Eu também assisti a muito tempo e tinha adorado, alguns anos depois achei o DVD na americanas baratinho e comprei! Desde então assisto todo ano!
      Eu acho que não vou assistir a versão americana não, vou ficar com a sueca mesmo! Mas assista sim!
      Obrigado!
      =D

      Excluir
  9. Que ótimas dicas, hein Kaio!
    Eu queria tanto ver Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, mas queria ler os livros primeiro. Daí eu fui ler o primeiro e empaquei. Acabei deixando de lado mas voltarei a ler. Só não sei quando. :/
    E com esse...diferente do que acontece no comentário que eu deixei sobre a série dos piratas, eu sei muito bem que estou perdendo uma boa história. :(
    Também quero ver Crianças Invisíveis. Parece ser muito bom.
    Beijoo
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^
      Leia sim, a trilogia inteira é muito boa! De fato, vc está perdendo! É uma baita história, intrigante e envolvente!
      è bem bacana, e a parte brasileira é a melhor!
      =D
      Bjo!

      Excluir
  10. Oi Kaio!
    Não sabia que ia fazer uma versão americana de B13! Sem David Belle vai ficar um lixo!
    mas se fosse para escolher os melhores franceses além de Amelie, teria outras indicações como Closet, Les uns et les otres, que já vi mil vezes haha
    Chines tem um incriiivel, o ultimo dançarino de mao! que é lindo!
    Old Boy eu vi quando era menor e nao gostei muito, tenho que ver de novo para saber!
    Homens que não amavam as mulheres não tem nem o que falar né?! INCRIVEL! Tanto os livros como os filmes suecos, não acho que o americano tenha ficado ruim, mas nem se compara ao sueco!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Lara!
      Pois é, tbm tô com um pé atrás!
      Não conheço esses, vou procurar conhecer!
      Jura? Oldboy, pra mim, é o melhor filme já feito!
      Aham, é incrível!
      =D

      Excluir
    2. se é tão bom assim, tenho que correr atras do prejuízo e revê-lo logo! :)

      Excluir
    3. Então assista e depois me fale o que achou!
      =D

      Excluir
  11. Oi Kaio, nunca vi nenhum dos filmes #shameonme
    Quero muito assistir "O Homem Que Não Amava as Mulheres" mas ainda tenho esperanças de ler o livro antes.

    Bom, ótimas dicas. Adorei o post.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella!
      Recomendo que assista todos os filmes!!!
      E sim, leia os livros da Trilogia Millennium antes, são fenomenais! *---*
      Obrigado!
      =D

      Excluir
  12. Kaio, para ser bem sincera, tenho um pouquinho de preconceito com os filmes franceses, rsrs. Semana passada um amigo meu me indicou 13º Distrito, mas eu ainda não vi. Aliás, não vi nenhum desses que vc listou, mas sempre ouço falar bem demais sobre as adaptações do romance de Stieg Larsson, mas ainda pretendo ler os livros antes de ver os filmes.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, sério? Não tenha!!! São bons filmes!
      Eu também recomendo 13º Distrito e que leia os livros da Trilogia MIllennium, que são fenomenais!
      Bjo!
      =D

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!