quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Livro: O Sobrinho do Mago [As Crônicas de Nárnia] - C. S. Lewis

Olá, pessoas!
Hoje o papo é livro!

O Sobrinho do Mago - As Crônicas de Nárnia

Autor: C. S. Lewis
Série: As Crônicas de Nárnia
Edição: 2
ISBN: 8533622104
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2006
Publicação Original: 1955
Páginas: 92 (Volume inteiro: 752)
Tradutor: Paulo Mendes Campos,
Sinopse: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
Sobre As Crônicas de Nárnia - Volume Único: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.
Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.

“Todos conquistam o que desejam, mas nem sempre se satisfazem com isso.”

Este texto é livre de spoilers!!!

Em O Sobrinho do Mago, conhecemos duas crianças, Digory e Polly, que acabam sendo obrigados a fazer uma viagem a mundos desconhecidos, graças a ambição de André, tio de Digory.
Nesta viagem, eles conhecem uma feiticeira poderosa e cruel. Conhecem também um novo mundo, um mundo que acaba de nascer e nele há Aslam, o Leão, criador das belezas de Nárnia.

A história é bem curtinha e fluída. É levada como algo infantil. Digory, Polly, A Feiticeira e Tio André são ótimos personagens, mas não dá tempo de você se apegar a nenhum deles.
Apesar de fácil, a trama não me prendeu. è tudo muito bonito e bem construído, mas não aguçou minha curiosidade. Talvez eu esteja me tornando um velho ranzinza.

O início é bem legal, apresenta Digory e Polly, os protagonistas, e mostra como se conheceram.
Já do meio para o fim, mostra a criação de Nárnia. Muito boa, uma bela alegoria da criação religiosa da terra. Uma das coisas que me chamou a atenção foi que Nárnia veio da música, assim como a Terra-Média, de Tolkien, grande amigo de Lewis.

O fim é mais ou menos o que você espera que aconteça, o que não deixa de ser agradável, afinal, esse livro é mais para mostrar a criação de Nárnia.

A edição lida foi o Volume Único. Sem erros que me lembre e com bonitos desenhos no início dos capítulos; O único problema é as páginas finas, quase transparentes.

Resumindo: Gostei do livro mesmo não me prendendo. É tudo muito bonito e agradável de ler, o que não é muito comum em livros antigos.

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDAM O SOBRINHO DO MAGO!

Vamos a nota, de 0 a 5:

Personagens: Bons e carismáticos. Um ponto!

História: Bacana, mas não me empolgou. Meio ponto!

Escrita: Excelente. Um ponto!

Início: Bom. Diria que foi a parte que mais gostei. Um ponto!

Desfecho: Bom também! Um ponto!

Portanto, 4,5 Canecas de Hidromel para O Sobrinho do Mago!!!

Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

13 comentários:

  1. Olá, " velho ranzinza"!
    Parabéns pela resenha, já coloquei esse livro algumas vezes no carrinho de compra e sempre quando vou finalizar, acabo desistindo e digo que fica para uma próxima..rsrs
    Porém ainda vou ler! #jurodemindinho rsrs
    bju's Ju.

    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Muito obrigado!
      Eu também tenho um histórico parecido com este livro. Comprei há alguns anos e ficou mofando na estante. Acabei dando de presente. Numa promoção, comprei novamente e deixei mofando mais algum tempo. Mas acabei criando coragem e lendo! e recomendo!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  2. Eu gostei dessa história, foi uma boa introdução para Nárnia. O que me irrita é a última crônica, onde as alegorias cristãs ficam evidentes demais, óbvias demais, panfletárias demais... foi um final broxante pra mim =/ Mas todas as outras histórias eu curti. Achei uma fantasia muito legal, mas quando parece mais propaganda religiosa... me cansa e o final foi frustrante. Prefiro a verborragia do Tolkien, rsrsrs.
    Acho melhor ler mesmo crônica por crônica como histórias fechadas, e esquecer a última história =P

    Abraços ranzinzas!
    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran!
      Então, essas alegorias cristãs são um pé no saco (termo chulo, desculpe), ainda mais quando fica evidente demais. Mas até agora tá fluindo bem.
      Ah, sim, o Tolkien é pesado mas é bom, prefiro também. Esse Lewis é muito light!
      Abraço!
      =D

      Excluir
  3. Passei e encontrei o seu blog, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante,
    deixe um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.
    Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio!
      Agradeço muito, ora pois!
      Visitarei vosso blog sim, e pretendo começar a frequentá-lo!
      Abraço!
      =D

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Meu Zeus, alguém me segura. Resenha de um livro da minha saga preferida.
    Caramba, como Nárnia me conquistou. Desde o primeiro livro até o último.
    É uma história para criança, mas mesmo assim cada detalhe me pegou de jeito. Eu consegui ler os dois últimos livros de Nárnia em 24hrs e no último livro eu chorei DEMAIS. E acho que você vai chorar.
    Não sei dizer ao certo qual livro é o meu preferido, contudo acho que o primeiro é o que eu mais gosto por mostrar a criação de Nárnia. Acho a história linda demais. Não tenho palavras para descrever o meu amor por essa saga. <3

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      O modo como Lewis escreve me fez parecer mesmo que é uma história infantil, mas é feita para todas as idades!
      Estou no terceiro livro e tá bem bacana!
      Sim, As Crônicas de Nárnia é muito amor!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  5. Oi Kaio!
    Parece ser um livro legal, mas eu tenho tão pouca paciência para ler Nárnia... uma pena, pq acho que se eu realmente insistir um pouco, vou acabar gostando. Sua resenha como sempre está impecável.
    Finalmente respondi a TAG que vc me indicou, depois passa lá para conferir minhas respostas: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2014/09/tag-viajando-na-leitura.html
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana!
      Eu tô sem paciencia também! Empaquei no terceiro livro e não consigo avançar!
      Muito obrigado!
      Vou lá ver!
      =D

      Excluir
  6. Nárnia é bom demais. Com toda a certeza, uma das minhas séries favoritas. Gosto bastante do O Sobrinho do Mago por mostrar como tudo foi criado, mas o meu preferido sempre será A Viagem do Peregrino da Alvorada. Tirando o Eustáquio que é facilmente odiável o resto do livro é incrível. Você precisa ler, sério mesmo.

    Gostei bastante do seu blog, Kaio. Pode ter certeza que ganhou mais uma leitora! (:

    P.S: É um tanto estranho escrever Kaio com K, mas ok.

    http://contradicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Viagem do Peregrino da Alvorada é o próximo que vou ler!
      Eu tô lendo sim, mas aos poucos!

      Ah, muito obrigado! Vou correndo conhecer o seu!

      PS: Culpe meus pais por isso -.- Depois de 24 anos escrevendo assim já me acostumei! xD
      =D

      Excluir
  7. Oie, eu gostaria de saber se você saberia me dizer, na sua opinião, qual é o climax do conto!
    Assim como você a história não me empolgou muito, mas gostaria de saber sua opinião.
    Gostei muito do seu blog.
    Beijos, Clara.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!