terça-feira, 21 de outubro de 2014

Livro: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison - Enéias Tavares

Olá, pessoas!
Hoje o papo é livro!

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison:

Autor: Enéias Tavares
Série: Brasiliana Steampunk
Edição: 1
ISBN: 9788577344895
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
Ano: 2014
Páginas: 304
Sinopse: Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção - Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.

"A natureza devora lobos e cordeiros, sem nenhuma diferenciação."

Este texto é livre de spoilers!

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison é o livro de estréia de Enéias Tavares, professor de literatura clássica e vencedor do concurso "A Fantasy quer seu mundo".
O livro, inicialmente, mostra Isaías Caminha, um escrivão, indo a Porto Alegre de dirigível cobrir o grande ocorrido do ano: a morte de oito pessoas pelo médico e psicopata Dr. Louison. Antoine Louison, agora preso em um hospital psiquiátrico, é estudado pelo alienista Simão Bacamarte, um facínora com ideais controversos. Entretanto, O Pathernon Místico, uma sociedade secreta composta por um grupo bem peculiar, não descansará enquanto Dr. Louison não estiver em liberdade.
Ainda em Porto Alegre, Rita Baiana, Léonie e Pombinha, donas do Palacete dos Prazeres acabam participando dos acontecimentos, mesmo que de longe.
A obra lembra muito "A Liga Extraordinária", de Alan Moore.

O livro é todo cuidadosamente escrito, lembrando os livros clássicos, além de usar a "graphia" da época. Até mesmo porque a história se passa no início do século XX. Toda a história, toda a escrita, é visivelmente feita com esmero, o que é algo positivo, mas pode acabar atrapalhando alguns leitores, aqueles que gostam de uma leitura "fast food".

Apesar da trama se passar em um Brasil do século XX, não é exatamente como conhecemos. Vemos a mesma sociedade aprendendo a viver com o fim da escravidão, mas pelo menos eles tem robôs. Todo esse mundo Steampunk, com armas eléctrostástica, dirigíveis gigantescos, geringonças mecanizadas e serviçais robóticos é muito bem construído e acaba sendo muito importante para a história.

Os personagens, parte emprestados dos grandes nomes, como Isaías Caminha, de Lima Barreto, Simão Bacamarte, de Machado de Assis e Rita, Léonie e Pombinha, de Aluízio de Azevedo e parte criados pelo autor são muito carismáticos e vai, com certeza, agradar os leitores.
Algo que me chamou a atenção, é que Dr. Louison, o grande "vilão", a priori, seria um misto de Hannibal Lecter e Jack, O Estripador. Não tem como não amar, não é mesmo?
Lendo esse livro, eu agradeci ao meu professor de português, pela primeira e última vez, por ter me forçado a ler ou conhecer livros como O Ateneu e O Cortiço. Mas se você não conhece, não tem problema, você vai entender perfeitamente a história, além de ter um glossário no fim do livro, mostrando quais personagens foram baseados em quias obras.

O livro é dividido em 7 partes. Cada parte, cada capítulo é narrado sob o ponto de vista de um personagem diferente e, não apenas isso, cada capítulo é um noitário, uma carta, uma gravação ou um telegrama de um personagem.

Outro ponto positivo do livro é que a história vai seguindo um rumo diferente do que parecia inicialmente, deixando quase tudo imprevisível e surpreendente ao leitor.

A edição é muito boa. Sem muitos erros de português, páginas amareladas e letras grandes, do jeito que eu gosto. Além da belíssima capa!
Há um mapa da cidade de Porto Alegre e um glossário com os personagens presentes no livro, algo que todo livro de ficção científica ou fantasia deveria ter!

Em suma, um bom livro, diferente do que tem se popularizado, mas ainda sim um bom livro. Bem escrito, instigante e que não te deixará em paz enquanto a leitura não acabar.




OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON!

Vamos a nota, de 0 a 5:

Personagens: Bons e carismáticos. Um ponto!

História: Muito boa! Além de ter referencia direta a várias obras clássicas brasileiras! Um ponto!

Escrita: Diferente do que se encontra hoje em dia. Pode fazer estranhar alguns leitor no começo, mas é muito boa. Um ponto!

Início: É bom. Um ponto!

Desfecho: Bom também! Um ponto!

Portanto, 5 Canecas de Hidromel para A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison!!!

Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

18 comentários:

  1. Oi!
    Kaio, sinceramente eu não daria nada para esse livro. Primeiro por causa da sinopse, que me pareceu meio louca, e depois por ter personagens já conhecidos e clássicos da literatura brasileira (já que eu ainda não li algo desse tipo). Parecia chato, com uma história enfadonha, mas depois da sua resenha já marquei como "vou ler" no skoob. A história é tipo "solução de crimes/mistérios"?
    Abraços \o/

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Eu fiquei com o pé atrás também quando vi essas referencias a livros clássicos, mas te garanto que a história não é enfadonha!
      É muito boa e, sim, cheia de mistérios!
      Abraço!
      =D

      Excluir
  2. Oi Kaio!!!
    Eu lembro que eu votei nessa história durante a promoção da Fantasy, e nem sabia que já tinha sido publicada! Fiquei feliz que a narrativa tenha dado certo e se transformado num bom livro, pois as premissas já eram ótimas!!!
    Vou adorar reencontrar a Pombinha, a Leónie e a Rita Baiana! Eu gosto muito de "O Cortiço", apesar de na primeira vez que eu li ter detestado, nas leituras seguintes eu consegui absorver melhor a ideia do livro e me divertir com a leitura.

    Ótima resenha!
    Abraços!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran!
      Eu também acompanhei a promoção desde o começo e fiquei muito feliz por ver essa obra tão bem feita!
      Então leia logo!!!
      Obrigado!
      =D

      Excluir
  3. Oi, Kaio!
    Eu preciso ler esse livro! *-*
    Amei sua resenha. Vou procurar logo!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kaio! Tudo bem?
    Eu lembro dessa história quando ela ainda era uma sinopse de 140 caracteres lá na primeira fase do concurso da Fantasy rs Fico feliz que tenha ganhado e também me lembra muito A Liga Extraordinária! Fico feliz em saber que é um ótimo livro, já vou colocar na wishlist! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tici! Tudo bom, e vc?
      Eu também acompanhei a promoção bem do começo!
      Então leia e depois me conte o que achou!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  5. Oi Kaio! Já gostei do livro pela sinopse! Reinvenção de personagens é TUDO DE BOM!
    Adorei seu blog e já estou seguindo! Te espero lá no meu cantinho
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!
      Sim sim, o livro já prende na sinopse!
      Muito obrigado!
      Estou indo lá conferir! o/
      =D

      Excluir
  6. Oi Kaio!

    Cara que legal esse livro. Uma estória de assassino psicopata com várias referencias da literatura clássica nacional. Adoro Hannibal e já anotei a dica aqui, pretendo ler esse livro em breve.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo!
      Então leia e depois me diga o que achou!
      =D

      Excluir
  7. Hey Kaio! Confesso ser completamente apaixonada pelo gênero steampunk e por livros com mapas <3<3<3
    Esse livro esta na minha booklist desde quando ouvi falar dele. Resenha maravilhosa, aumentou a minha curiosidade e estou esperançosa de que aiando compra-lo n me decepcionarei.
    Ps. A versao mobile daqui é um tanto pesada e fica ruim de ler tudo :-C
    bjs, likearocklikearoll.blogspor.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Indira!
      Eu também sou apaixonado por livros com mapas!
      Muito obrigado!
      Então leia e depois conte-nos o que achou!
      Obrigado pelo aviso! Estava mesmo precisando trocar o layout, acredito que agora esteja mais leve!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  8. Uau, acompanhei todo o processo de publicação desse livro e fico feliz que ela seja mesmo tão bom! A Leya arrasou na edição e estou curiosa pra conhecer a história.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LeYa arrasou mesmo! A edição tá no capricho!
      =D

      Excluir
  9. Oie Kaio =)

    Primeiro tenho que dizer que estou louca por este livro. A Leya arrasou na edição, que está belíssima!
    E acho legal este livro (STEAMPUNK, ADORO!) traga uma proposta (até mesmo de escrita e narrativa) diferente. Vemos tanto do mesmo hoje no mercado editorial, que ver algo diferente traz um novo fôlego para o mundo literário. Dica anotada =) Ótima resenha!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Livy!
      Arrasou mesmo! Tá linda a edição, de verdade!
      Sim, gostei de ver um lançamento diferente do que está tendo por aí!
      Muito obrigado!
      Bjo!
      =D

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!