segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[Livro] O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito

Olá, pessoas!
Hoje o papo é livro!

O Mago de Camelot:

Autor: Marcelo Hipólito
Subtítulo: A Saga de Merlin Para Coroar Um Dragão
Edição: 1
ISBN: 9788542800593
Editora: Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2013
Páginas: 151
Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

"O destino é implacável. Mas lembre, Artur, nós sempre temos escolha. O futuro não está definido. Ele é fluido, incerto, moldado segundo nossas vontades."

Este texto é livre de spoilers!

O Mago de Camelot narra a saga épica de Merlin, desde jovem, até tornar-se druida e mago, com a missão de levar Artur Pendragon à coroa da Britânia, trazendo esperança, paz e justiça a uma população abatida.

O livro é dividido em duas partes:
Parte I: Trevas
Nessa parte, temos Constantino como rei da Britânia, que acaba traído. Seus filhos se tornam rebeldes, buscando voltar ao trono.
Merlin é ainda um jovem, que cai nas mãos de um sábio druida, que enxerga nele um grande poder.
Parte II: Luz
A segunda parte é focada no governo de Artur e nas invasões saxãs a Britânia.

Apesar de pequeno, o livro tem uma história enorme, onde se passam anos, décadas, vidas. Sou fanático pelas lendas arturianas e todos os grandes elementos estão nesse livro, como os cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot, Guinevere, Morgana, Avalon, a grande batalha na praia, a influencia cristã, as invasões dos saxões, tudo o que se espera de histórias do grande rei.


Podemos dizer que Merlin é o personagem principal. O livro mostra como ele se torna druida e como ele se torna algo além disso. Um mago. Merlin vê em seu destino um sonho que envolve toda a Britânia e fará de tudo para conquistá-lo. Utilizará das magias e crenças cristã, além de influenciar Artur e seu governo. Na primeira luta narrada de Merlin, há magias e golpes contra sacerdotes saxões. Foi além das minhas expectativas ver o mago em ação! Ao decorrer do livro, confesso que fiquei meio perdido nos propósitos do mago, mas tudo acabou fazendo sentido.

No livro, há várias menções a outros druidas e a ordem como um todo, o que eu não vejo com frequencia nas adaptações arturianas, como o druida Blaise, mestre de Merlin. Geralmente o que se vê é apenas a guerra religiosa entre pagãos e cristãos. A história não conta com alguns grandes personagens como Tristão e outros são apenas mencionados ou tem pouca participação, como Kai. Para quem não é familiarizado com as lendas, não faz muita diferença, mas pra quem conhece, é bem legal as referências. Um dos meus cavaleiros preferidos é Gawain e fiquei muito animado em vê-lo em combate! Outro ponto positivo é o foco em Morgana, meia-irmã de Artur, dotada de grande magia. É uma verdadeira bruxa! Sempre achei ela um ótimo personagem e gostei do papel dela na trama.


A história é muito bem escrita, feita de forma cativante. Li o livro em apenas um dia e fiquei com aquele gostinho de quero mais. Acredito que o livro poderia ter mais detalhes, acontece muitas vezes de anos se passarem de um capítulo a outro. Assim, poderíamos nos aproximar de outros personagens secundários ou eventos que ficaram em segundo plano. Mesmo assim, os personagens são ótimos e facilita se você já conhece um pouco das histórias do Rei Artur. Mas se você não conhece, não tem problema nenhum!

A edição é muito boa, com páginas amareladas, sem erros de português e com uma capa lindíssima! O livro conta com um mapa da antiga Britânia! Quem aí ama livros com mapas levanta a mão! o/

O autor, Marcelo Hipólito, parceiro do blog, é  nascido em São Paulo. Autor dos romances O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão (Novo Século, 2013), Osíris: deus do Egito (Marco Zero, 2009) e Lúcifer: o primeiro anjo (Marco Zero, 2006). Hipólito é também diretor de três filmes de curta-metragem de ficção, roteirista de cinema e produtor de teatro.


Resumindo, um ótimo livro, muito bem narrado, com uma história envolvente e cheia de reviravoltas, porém é meio curto. Vale e muito a leitura!

OS DRAGÕES DE FOGO RECOMENDA O MAGO DE CAMELOT!

Nota: 4 Canecas de Hidromel!


Para mais livros, clique aqui.

Não esqueça de compartilhar este blog com vossos amigos, nobre navegante!
Aproveite e curta nossa página no facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

18 comentários:

  1. Não costumo ler livros que tratem dessa época, maaaas, acho as histórias que cercam Camelot bem interessantes, quem sabe eu não dê uma chance?

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa capa! Super instiga a curiosidade. Achei interessante o fato de se passar tanto tempo num único livro, e ainda assim ele não ser grande. Por um lado é bom, porque significa que o autor não enrola muito e vai direto ao ponto. Mas por outro, tem isso que você citou de ser meio drástico a passagem de anos de um capítulo pro outro. É isso que acontece quando a gente gosta tanto da história que quer sempre mais dela né haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Coração Artificial", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo! <3
      Sim sim, vai direto ao ponto! Tem horas é disso que eu preciso!
      =D

      Excluir
  3. Fiquei muito interessada no livro, e adorei seu blog!

    http://trampolin-e.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia e me conte o que achou!
      Obrigado!
      =D

      Excluir
  4. Oi, Kaio
    Essa é uma leitura que vou fazer em breve, ele chegou pra mim semana passada e estou adiantando uns livros de outros parceiros, para poder pega-lo. Todas as resenhas que eu li do livro foram super positivas e até outros autores nacionais falaram extremamente bem dele. Então não tem como não me render.
    Abraços.
    http://www.conversasdealcova.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kris!
      Ah, que legal!
      Espero que você goste assim como eu gostei!
      Abraço!
      =D

      Excluir
  5. Se tem destaque para a Morgana então já quero ler! Morgana queen!
    E tem mapa! *-------* #tudodebom Uma pena que o livro é fino e que mais coisas podiam ser mais exploradas, mas já vi que ainda assim vale a leitura! Beijos, Kaio!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Tici! Morgana! *--------*
      Sim, Tici! Mapa! *-------------------*
      Vale sim, leia e me conte o que achou!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  6. Oi Kaio, tudo bem?
    Adorei a resenha! Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Acredita que nunca li nada de arturiano? Pois é, preciso mudar isso o mais rápido possível!
    Aliás, fiquei impressionada que tanta história coube nesse livro de 150 páginas :O

    Um abraço
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Que bom que gostou!
      Como não???? Menina, corra agora para uma livraria e adquira já um exemplar!
      Abraço!
      =D

      Excluir
  7. Oi, Kaio. Tudo bem?
    Olha, vou confessar que esse livro me pegou totalmente de surpresa. Eu não esperava que Marcelo fosse conseguir construir um enredo tão bem feito em poucas páginas.
    Li o livro tem um tempinho já, fiz até resenha lá no blog. Estava mega ansiosa para ler, rs. Mas é incrível a forma que ele abordou a história épica de Merlin e enfim... Também achei o número de páginas bem reduzido. Tinha muito campo para ser explorado. Mas, poxa, pelo tamanho, achei que ele arrebentou.
    Adorei sua resenha.
    Ah, a diagramação é realmente adorável.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Me pegou de surpresa também! Espera ago mais do mesmo, mas não!
      Tinha mesmo! Podia ser maior, mas é bom assim mesmo!
      Muito obrigado!
      =D

      Excluir
  8. Olá,
    Adoro livros envolventes e com reviravoltas, e a história sendo curta é melhor ainda pra intercalar entre uma leitura e outra e ler em uma tarde. Fiquei verdadeiramente curiosa pela história e sua resenha contribuiu!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exatamente!
      Então leia! Depois conte-me o que achou!
      Muito obrigado!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  9. Olá, tive o prazer de ler esse livro, muito bom, e parabéns pelo blog. :D

    Boas leituras e boas festas!!!

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!