segunda-feira, 26 de outubro de 2015

[Livro] Distopia - Kate Willians

Olá, pessoas!
Estou participando do Book Tour (o mesmo livro passa de blogueiro por blogueiro e cada um vai resenhando) do livro Distopia! Enfim o livro chegou para mim. Vamos ver o que achei?

Distopia:

Autora: Kate Willians
Edição: 1
Editora: Arwen (Selo Literata)
Ano: 2015
Páginas: 318
Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...

"Ninguém sabe que terá que lutar até levar o primeiro soco."

Este texto é livre de spoilers!

Em um futuro distópico (ah, vá!) onde a sociedade é dividida em duas castas, os governados, que vivem fora dos muros da cidade, onde tudo é cinza, e os governantes, que vivem no luxo da cidade colorida, crianças são obrigadas a entrarem no regimento militar, ambiente cruel em que os garotos aprendem a servir e a matar.
Nesse ambiente conhecemos Thiago, um governado que é separado de sua família para servir o regimento, em contraste a Laura, uma governante, filha do coronel do Norte, que vive cercada pela família e sendo mimada por eles.

É um livro com pontos fortes. A trama retrata um mundo totalitarista, onde ninguém é realmente livre, mas creio que esse não é o foco do livro. O que pude ver é que o tema principal do livro é a amizade. O poder da amizade, na verdade.
O livro intercala entre os pontos de vista de Laura e Thiago, que a priori não tem relação, mas acabam se envolvendo com o desenrolar da história. Thiago vive o sofrimento dos governados, entretanto tem ao seu lado amigos verdadeiros. Juntos, eles aprendem a conviver com essa dor.
Já Laura é uma garota meio rebelde e tem seus irmãos. Um deles, o Stephen, é seu melhor amigo. Depois a garota começa a fazer amigos e esses laços ultrapassam barreiras.


A Laura é uma personagem bem irritante. Sim! Birrenta e mimada. Ao mesmo tempo em que é uma personagem forte, que sabe bem o que quer e não se deixa entrar no sistema machista, ainda é uma governante e acaba vivendo em um certo conforto. Mesmo rodeada por um ambiente rigoroso, sempre tem o que quer. Veja bem, é uma personagem forte, que impõe respeito, mas também possui uma certa infantilidade.
Já Thiago não tem tanta expressão, apesar de ser mais carismático. O que tem expressão é o seu grupo. Ele, Ângelo, Lucas e Nícolas são grandes amigos e mesmo nos piores momentos sempre se ajudam, se consolam e se animam. A sensação que a escritora passa com esse pessoal é cativante, mostrando a importância dessa amizade.

A autora foge um pouco do padrão e os poucos momentos de romance não são muito importantes para a trama. Ponto positivo! É mais para crescimento de personagem.
Além de Thiago e Laura, outro personagem que merece destaque é Enzo, um dos instrutores. Muito legal e cativante, com uma história muito bacana.


O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte cada capítulo tem em seu fim um interlúdio, em que o personagem foco aparece quando criança. Um grande acontecimento separa as duas partes. A segunda parte não apresenta mais interlúdios e aqui a trama corre fluida até o derradeiro fim. O enredo se desenrola de forma suave, mesmo nesse ambiente pesado. No começo pode ficar confuso devido ao vai-e-vem com o passado e presente dos personagens, mas nada demais.

A edição é caprichada. Tem uma capa muito bonita com efeito. Cada capítulo leva o desenho da capa em seu início. A diagramação é ótima e os erros de português são inexistentes ou imperceptíveis.

Nota: 4 Canecas de Hidromel


Como eu disse no começo, essa resenha faz parte de um Book Tour, então gostaria de agradecer novamente à Kate. Foi muito prazeroso poder ler e resenhar essa linda obra. Aproveito e deixo os links das resenhas que já saíram nesse viagem literária:


Até mais, e obrigado pelos peixes!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

22 comentários:

  1. Olá! Tive a chance de ler Distopia um pouco antes do lançamento e acabei me apaixonando por ele. Acho que por eu ainda estar numa fase de descoberta da literatura nacional acabo sempre me surpreendendo com a capacidade de nossos autores. Gostei bastante da narrativa da Kate e a forma como fiquei envolvida com os acontecimentos. Não vejo a hora de ler Utopia.
    Beijos
    SIL ~
    Estilhaçando Livros | Cantar em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É bem cativante mesmo! Já quero mais da autora também!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  2. Olá,
    Eu ainda acho que esse livro tem um título estranho, mas enfim, falando do que realmente interessa, ando cansada de distopias e esse em especial não chamou minha atenção de fato.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Poxa, eu gosto do título.
      Que pena, tá perdendo um nacional e tanto!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  3. Olá,
    Não conhecia o título.
    Confesso que o livro me ganhou pela capa, mas me interessei bastante pelo enredo, também.
    Gosto de distopia e gostei do fato dos nossos autores (nacionais) entrarem "nesse clima."
    Agradeço a dica.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou! É bem legal ver os nacionais invadindo todos os gêneros!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  4. Resenha linda demais! Muito obrigada Kaio pelo carinho e saiba que levei todos os pontos - inclusive as críticas e sugestões - a sério. É muito bom saber que a leitura te agradou. Obrigada pela participação no book tour, seu blog é demais! Não deixe de postar a resenha no Skoob, beijos,Kate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kate!
      Eu que agradeço, foi muito legal participar do book tour!
      Vou postar sim, pode deixar!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  5. Realmente e um grande livro,uma historia que nos envolve de tal maneira que não da pra explicar.

    ResponderExcluir
  6. To com muita vontade de ler o livro!

    Assim que eu tiver dinheiro (Dinheiro, to com saudades....) certamente eu irei compra-lo!

    Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia mesmo!
      E depois diga o que achou!
      =D

      Excluir
  7. Que legal essa ideia de book tour *______*.
    Vc escreve muito bem, adorei a resenha e ja vou colocar Disponia na minha wishlist <3

    ☂ Blog Faroeste Manolo ☂
    ♦ Fanpage ♦

    ResponderExcluir
  8. Oi Kaio!
    Não conhecia esse livro, parece bem interessante.. o título me atrai e muito.
    Vou colocar na minha lista!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Atrai mesmo, né??
      Coloque sim, não se arrependerá!
      Bjo
      =D

      Excluir
  9. Oi Kaio, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas depois que li sua resenha me encantei. Ele tem uma premissa muito boa, e a capa dele é muito bonita. Também achei lindo esses detalhes nos capítulos *-*

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nazare!
      Que bom que gostou!
      A edição é muito bonita mesmo!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  10. Oi Kaio!
    Sua resenha ficou perfeita! Muito melhor que a minha, rsrsrs. Eu achei q nao tinha conseguido me expressar muito bem qdo resenhei o livro, mas senti aqui q vc teve sensações parecidas com as minhas durante a leitura, principalmente com relação à personagem principal, Laura.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Joana!
      Poxa, muito obrigado!!!
      É nada, eu li sua resenha, tá excelente!
      Tivemos mesmo, eita menininha irritante! HAUHAUHAUAH
      Abraço!
      =D

      Excluir
  11. Uma edição bonita e caprichada e ainda tem um bom enredo? Estou dentro. Talvez só não consiga aturar a protagonista. haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  12. Ei, Kaio! Tenho muita vontade de ler! A edição parece ser bem bonita mesmo. Parabéns pela resenha :)
    Abraço

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!