segunda-feira, 2 de novembro de 2015

[Livro] Clube da Luta - Chuck Palahniuk

Olá, pessoas!
Hoje o papo é livro!

Clube da Luta:

Autor: Chuck Palahniuk
Título Original: Fight Club
Edição: 1
Editora: LeYa
Ano: 2012
Publicação Original: 1996
Páginas: 270
Tradutor: Cassius Medauar 
Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop.
O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.

Esta é a sua vida e ela está acabando, um minuto por vez.

Este texto é livre de spoilers!

Após noites de insonias e viagens a trabalho, o personagem-narrador conhece Tyler Durden, um verdadeiro anarquista e, juntos, criam o Clube da Luta, um lugar para esquecer o seu emprego, as suas dívidas, o seu status social e tudo aquilo que o sistema te empurra. Mas não se engane, o livro não é sobre o clube, mas sim sobre o que ele representa: ninguém é especial por causa da sua roupa de marca ou dos belos sofás na sala de estar, você é apenas mais um, exatamente como esse outro esmurrando a sua cara.

O livro é niilista do começo ao fim. Ele desconstrói toda a visão de sociedade que temos, sobre arranjar um bom emprego, ser alguém na vida, ter coisas legais e bacanas. A crítica é pesada em relação ao consumismo. Não sabia exatamente como categorizar esta obra. Uma aventura? Talvez. Um suspense? É bem provável. Mas acho que romance é a palavra certa. Tem o herói, tem vilão, tem mocinha. Tem uma história profunda e um desenrolar surpreendente.

"Queria destruir todas as coisas bonitas que nunca tive. Queimar a floresta tropical amazônica. Bombardear CFC direto para a camada de ozônio. Abrir as válvulas de descarga dos tanques dos superpetroleiros e destampar as plataformas de petróleo em alto-mar. Queria matar todos os peixes que não consigo comprar para comer e sujar as praias francesas que nunca verei.
Queria que o mundo todo chegasse ao fundo do poço."

O personagem principal não tem nome. Até tem, mas não é mostrado. É ele quem narra a história. Nos diálogos, além de suas falas, aparecem seus pensamentos sobre suas respostas. Juntando tudo isso, a leitura é muito imersiva. É como se fosse você vivendo aquilo, e então você começa a fazer os mesmos questionamentos do personagem.
O personagem-narrador tem um caso grave de insonia, então a trama não segue exatamente um linha contínua. A história tem uns lapsos, uns espaços em branco para mostrar como o personagem se sente. Algumas coisas vão e voltam, mas não é confuso, está muito bem escrito. Inclusive o começo do livro é o fim da história.

O fim é surpreendente. É daqueles que você lê, sua mente estala e sente a ficha caindo.
"Mas Kaio, eu já vi o filme, preciso ler o livro também?"
MAS É ÓBVIO. É bem verdade que o filme é uma excelente adaptação, um verdadeiro marco do cinema. Mesmo assim, leia o livro. O Chuck é um ótimo escritor, vale a pena. O final é diferente também.

A edição do livro é ótima, com folhas grossas e amareladas, capa com relevo e abas largas, pouquíssimos erros de grafia e conta com um posfácio em que o autor fala um pouco sobre o sucesso da obra.

Resumindo, uma ótima obra, bem escrita, profunda e surpreendente. Leia logo! Anda!

Nota: 5 Canecas de Hidromel


Até mais, e obrigado pelos peixes.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

14 comentários:

  1. Oi Kaio,

    Gostei muito do seu texto. É basicamente isso que eu escreveria, caso fizesse um post sobre Clube da Luta hahaha. Eu simplesmente AMO essa história, principalmente o filme que é um dos meus favoritos da vida! Todas as críticas contidas nessa obra são extremamente válidas e muito importantes. Sempre tô recomendando pra todo mundo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, My!
      Que bom que gostou! Bora escrever também então, colocar teu blog na ativa u.u
      É muito boa mesmo. O filme é um dos meus favoritos também. Na minha opinião ele não é tão valorizado. É quase um clássico cult, mas merecia mais destaque.
      Bjo!
      =D

      Excluir
    2. Isso é verdade. Por isso que eu cumpro meu papel e indico pra Deus e o mundo. hahahha Ahhh, tô de blog novo, Kaio! Na verdade, não tem muita diferença do antigo, mas sei lá, quis começar tudo de novo. É o www.docenovembro.com/. Entra lá e vê se você gosta (:

      Excluir
  2. eu ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade, depois dessa resenha, fiquei mais curiosa.
    http://biscoitosdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Pois leia! E depois conte o que achou!
      =D

      Excluir
  3. Oi Kaio, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, parece ser um livro legal, mas não faz muito o meu tipo.

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado!
      Poxa, que pena! Mesmo assim deveria ler, as críticas contidas nele são um tapa na cara para todo mundo!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  4. Eita Kaio que maravilha! Não conhecia este livro e nem o autor, mas sua resenha e impressões me deixaram muitíssimo curioso. Cara, pela capa talvez eu não fosse ler, mas depois de ler a sinopse e ver o quanto você se empolgou, creio que é leitura obrigatória. Espero adorar, assim como você curtiu. Obrigado por post e indicação de livro tão inspirador! Muita luz, paz, sucesso e boas leituras, abração.

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, queria despertar essa curiosidade mesmo!!!
      Pois é obrigatória mesmo! Espero que curta também! Leia e depois compartilhe sua opinião também!!
      =D
      Abraço!

      Excluir
  5. O filme é muito bom, e embora soubesse do livro, nunca me interessei em procurar resenhas. Vi a tua aqui, gostei e vou adicionar o livro à lista de desejados. :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha muita curiosidade também, mas não resisti numa dessas super promoções. Aí deu nisso!
      Que bom que gostou! Espero que goste do livro tanto quanto eu!!!
      O livro é bom, mas não é um Aprendiz do Arquimago u.u
      Abraço!
      =D

      Excluir
  6. Oiii Kaio!
    É impossível não amar o livro e o filme, eu assisti o filme primeiro e fiquei louca com a historia. Ao ler o livro fiquei mais surpresa ainda, é bom demais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintya, minha querida!
      É bom demais mesmo!!! <3
      De uns tempos pra cá tenho preferido coisas mais niilista e esse é um prato cheio!
      =D

      Excluir
  7. Oi, Kaio! Tudo bem?
    Eu tinha muita vontade de ler o livro, mas aí me deram um p*ta spoiler e eu desanimei.
    Então vi só o filme (e amei)!
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!