segunda-feira, 22 de agosto de 2016

[Livro] Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra - Sérgio Rossoni

Olá, pessoas!
O papo de hoje é livro!

Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra:

Autor: Sérgio Rossoni
Série: Birman Flint #1
Edição: 1
Editora: Chiado Editora
Ano: 2015
Páginas: 383
Sinopse: Após mergulhar num mundo sombrio cercado por assassinos e traidores, Birman Flint depara-se com uma estranha verdade em torno de um antigo legado transformado numa maldição.
A busca pelo misterioso artefato conhecido como Ra´s ah Amnui pode ser a resposta para a conspiração em torno do Czar Gatus Ronromanovich e sua família, conduzindo Flint por caminhos obscuros muito além da sua própria compreensão.
Um artefato, uma estranha seita e um assassinato, todos eles interligados por algo que parece representar a chave deste misterioso enigma. Uma jóia, um objeto de rara beleza ocultando em si um passado sombrio, lançando nosso herói numa corrida contra o tempo para salvar a dinastia Ronromanovich do desastre iminente.

"Do meu rugido surgirá a luz divina, que nos guiará por caminhos escuros."

Este texto é livre de spoilers.

Um camundongo, agente a serviço do Czar é encontrado morto, seu corpo fazendo parte de um estranho cenário. Em meio a sangue e símbolos, Karpof Mundongovich deixa pistas feitas em seus últimos momentos de vida.
Birman Flint, jornalista do Diário do Felino, ao lado de seu amigo Bazzou, fareja uma boa história e embarca em uma trama que busca revelar verdades há muito enterradas.

A história se passa em 1920, com um clima noir forte, com direito a jornalistas e detetives de sobretudo, andando em becos escuros a procura de pistas. Os personagens são animais antropomórficos que vivem em um mundo próprio, extremamente semelhante ao nosso, seja na geografia, nos nomes ou no passado histórico.

A trama tem um suspense forte, o que prende o leitor, que fica querendo saber cada vez mais sobre tudo aquilo. Como boa parte é baseada em nossa real história, o leitor que pega as referências se vê ainda mais preso àquilo tudo.
Entretanto, algumas partes, como algumas revelações, são meio confusas e alguns diálogos são extensos demais, dando uma quebra na leitura em alguns momentos.


A escrita do autor é boa e mostra certo domínio gramatical e de história geral, com ênfase na Rússia. Há uma nota no fim do livro explicando algumas referências. A família Ronromanovich, por exemplo, que no livro é uma linhagem de felinos da realeza, foi baseada na família Romanov, que governou o Império Russo. 

Um ponto que para mim foi negativo, é o final totalmente aberto. Algumas coisas são explicadas ao decorrer do livro, mas a história em si não tem desfecho algum e uma boa carga de acontecimentos ficará para o segundo livro. Quando o livro acaba, fica uma sensação que parou na metade. Do meio pra frente, o livro se baseia em revelações sobre o passado daquele mundo e da dinastia Ronromanovich, o que atrasa o desenrolar de acontecimento com os personagens centrais, como o próprio Birman Flint, acarretando nessa sensação.

A edição é muito boa, com uma capa que traduz o clima do livro. Possui folhas grossas, uma boa diagramação e uma nota do autor ao fim.

Em suma, é um livro diferente do que é popular, bom para distrair, mas peca em alguns detalhes.

Nota: 3,5 Canecas de Hidromel.


Conheça o autor:

Sérgio Rossoni, nascido em São Paulo em 1967, trabalhou como produtor artístico e músico até meados de 2005, passando a dedicar-se com exclusividade a sua formação como psicanalista, aventurando-se pelo universo freudiano sem deixar de lado sua percepção artística.
Apaixonado por livros de suspense, quadrinhos e filmes, além de terapeuta e escritor, divide seu tempo com outras paixões, o desenho artístico e a ilustração, utilizando-se do pincel e da tinta para inspirar-se na criação de seus personagens.
Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra é seu primeiro romance.
Vive em São Paulo na companhia da mulher e dos cinco filhos felinos.



Até mais, e obrigado pelos peixes!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!