terça-feira, 2 de agosto de 2016

[Livro] O Iluminado - Stephen King

Olá, pessoas!
Hoje o papo é livro!

O Iluminado:

Autor: Stephen King
Título original: The Shining
Edição: 1
Editora: Suma das Letras
Ano: 2012
Publicação original: 1977
Páginas: 463
Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Este lugar desumano cria monstros humanos.

Este texto é livre de spoilers!

Danny é um garoto especial. Ele consegue ouvir pensamentos e ver coisas e vão acontecer ou que já aconteceram há tempos. Danny é um iluminado. Seu pai, Jack Torrance, consegue um emprego de zelador do Hotel Overlook durante a temporada de inverno em que o hotel fica fechado, pois a neve o torna inacessível. Jack, sua esposa Wendy e Danny se mudam para o local solitário. O problema é que todo hotel tem seus fantasmas e os do Overlook irão entrar na cabeça da família Torrance e o que poderia ser um retiro de tranquilidade pode virar uma tempestade.

Um clássico do mestre de terror que eu sempre quis ler. A expectativa estava lá em cima e O Iluminado não decepcionou. Uma trama envolvente e peculiar como a maioria dos livros de Stephen King. O livro prende não só por causa das partes de terror e suspense, mas também devido a história em si. O passado e presente de Jack e os sonhos de Danny vão cativando o leitor.

O que chama atenção também e o ambiente do hotel. O Overlook é quase que um personagem. Todos os mistérios que rondam o passado do hotel vão sendo mostrados aos poucos ao leitor, que vai entendendo porque o hotel é assim.

O livro é quase imprevisível, mas desde o começo já indicava mais ou menos como seria o fim, portanto não foi tão surpreendente, pelo menos não pra mim. Mesmo assim, foi um ótimo fim. Há uma continuação chamada Doutor Sono, lançada recentemente que mostra a vida de Danny e o livro tá na minha lista de livros para ler com certeza. 

A edição tem uma capa muito bonita, folhas grossas e alguns pequenos erros de português, o que pode incomodar um pouco, mas nada demais.

Resumindo, um bom livro de terror, ótima história de terror com um clima denso que só o metre Stepehn King é capaz de nos proporcionar!

Nota: 4,5 Canecas de Hidromel



Até mais, e obrigado pelos peixes!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!